Hiper e hipotireoidismo: qual a diferença? - Mega Imagem

Hiper e hipotireoidismo: qual a diferença?

Blog › Hiper e hipotireoidismo: qual a diferença?


Você sabe qual é a diferença entre hiper e hipotireoidismo? A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço, responsável por produzir hormônios essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Dois distúrbios comuns associados a essa glândula são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, condições que ocorrem quando a tireoide não funciona de maneira equilibrada. Ambos os distúrbios têm impactos significativos na saúde e requerem atenção médica para um tratamento adequado.

Diferença entre Hiper e Hipotireoidismo

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são distúrbios da tireoide que apresentam diferenças significativas em sua fisiologia e sintomatologia. No hipotireoidismo, a glândula tireoide produz quantidades insuficientes de hormônios, levando a uma desaceleração do metabolismo. Isso resulta em sintomas como fadiga persistente, ganho de peso inexplicado, sensibilidade ao frio e dificuldades de concentração.

O tratamento comum envolve a reposição hormonal, normalmente administrada na forma de levotiroxina. Em contraste, o hipertireoidismo é caracterizado por uma produção excessiva de hormônios tireoidianos, acelerando o metabolismo do corpo. hiper-hipotireoidismo

Os sintomas incluem perda de peso não intencional, aumento da frequência cardíaca, nervosismo e intolerância ao calor. O tratamento varia, podendo incluir medicamentos antitireoidianos, terapia com iodo radioativo ou, em casos graves, cirurgia para remover parte da tireoide.

O diagnóstico precoce e a abordagem específica para cada condição são fundamentais para garantir um tratamento eficaz e a qualidade de vida do paciente.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo se refere à condição patológica comum de deficiência do hormônio tireoidiano e se baseia mais em parâmetros bioquímicos, devido a ausência de especificidade nos sintomas do quadro clínico. O hipotireoidismo leve ou subclínico, comumente considerado um sinal de insuficiência tireoidiana precoce, é definido por concentrações de TSH acima da faixa de referência e concentrações de tiroxina livre dentro da faixa normal. As manifestações clínicas variam de risco de vida a nenhum sinal ou sintoma. O hipotireoidismo ocorre com mais frequência em mulheres, em pessoas mais idosas (> 65 anos), e em indivíduos brancos. Ele é mais comum em pacientes com doenças autoimunes, como diabetes tipo 1 e doença celíaca, e pode ocorrer como parte de doenças autoimunes múltiplas endocrinopatias. Indivíduos com síndrome de Down ou síndrome de Turner têm um risco aumentado de hipotireoidismo.

Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo em adultos são fadiga, letargia, intolerância ao frio, ganho de peso, constipação, mudança na voz e pele seca.

Entretanto a apresentação clínica pode incluir uma ampla variedade de sintomas que variam com a idade, sexo e tempo entre início e diagnóstico.

Os sintomas para o diagnóstico de hipotireoidismo são inespecíficos, especialmente em pacientes idosos que apresentam menos sinais e sintomas clássicos do que indivíduos mais jovens.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide produz e secreta quantidades inadequadamente altas de hormônio tireoidiano, o que pode levar à tireotoxicose ( condição clínica em que o efeito do excesso de hormônio tireoidiano nos tecidos causa manifestações clínicas sistêmicas). Esta condição afeta muitos sistemas diferentes do corpo, incluindo os sistemas da pele/subcutâneo, músculo-esquelético, imunológico, oftálmico, reprodutivo, gastrointestinal e cardiovascular. É importante reconhecer as manifestações cardiovasculares comuns, como hipertensão e taquicardia, e tratar esses pacientes com betabloqueadores ( bloqueiam os receptores da noradrenalina diminuindo a frequência cardíaca entre outras indicações). O tratamento precoce das manifestações cardiovasculares, juntamente com o tratamento do hipertireoidismo, pode prevenir eventos cardiovasculares significativos. As opções de tratamento para hipertireoidismo incluem medicamentos antitireoidianos, iodo radioativo e cirurgia. Os medicamentos antitireoidianos costumam ser usados temporariamente para tratar a tireotoxicose em preparação para um tratamento mais definitivo com iodo radioativo ou cirurgia. Mas, em casos selecionados, os pacientes podem permanecer com medicamentos antitireoidianos por longo prazo.

Diagnóstico e Prevenção do hiper e hipotireoidismo

O diagnóstico para o hiper e hipotireoidismo condições geralmente envolve exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios tireoidianos e TSH. A detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz e para evitar complicações a longo prazo. A prevenção dessas condições muitas vezes está relacionada a hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada rica em iodo, exercícios regulares e gerenciamento do estresse. Exames periódicos da tireoide são importantes, especialmente para aqueles com histórico familiar desses distúrbios. Em conclusão, hipo e hipertireoidismo são condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, influenciando significativamente a qualidade de vida. A conscientização sobre os sintomas, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento prescrito são passos cruciais para gerenciar essas disfunções e manter a saúde da tireoide.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 11/05/2021