Hepatite: o perigo pode estar no salão de beleza - Mega Imagem

Hepatite: o perigo pode estar no salão de beleza

Blog › Hepatite: o perigo pode estar no salão de beleza


A hepatite é uma doença causada por vírus e que é divida em suas classificações. Mas, você sabia que o perigo pode estar no salão de beleza? Vamos entender como funciona a doença, suas formas de contágio e entender os tratamentos.

O que é a Hepatite?

A hepatite nada mais é do que a inflamação do fígado causada por um vírus - no caso das hepatites virais - uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A doença acaba atingindo o órgão de maneira leve a intensa e é preciso ter cuidado porque muitas vezes ela é silenciosa, apresentando sintomas somente na fase mais avançada da doença. Vamos entender as funcionalidades do órgão?

Como funciona o fígado?

O fígado é um órgão importante para o corpo humano, ele é responsável por "filtrar" todas as substâncias que ingerimos, ajudando a expelir aquilo que não útil ou bom para o corpo. Além disso, é um produtor da proteína Albumina que ajuda no transporte de alguns hormônios. Além de ajudar no controle da coagulação do sangue. É por isso que o órgão é tão importante e que devemos ter maior atenção nos cuidados, quando ele fica comprometido acaba não filtrando corretamente o sangue e pode prejudicar o funcionamento de outros órgãos Portanto, nesse caso a prevenção ainda é o melhor caminho. A realização de exames periodicamente pode sinalizar anormalidades no funcionamento do órgão, já que em muitas vezes o paciente é assintomático. Podemos dividir a hepatite em A, B, C, D e E, entre elas algumas são virais e é sobre elas que falaremos a seguir.

Hepatites B e C e seus riscos

As Hepatites B e C são as mais comuns quando falamos nos salões de beleza. O uso incorreto de materiais e alicates, sem esterilização correta, causa a transmissão em massa do vírus da hepatite. As vezes, pela falta de orientação correta sobre os cuidados a serem tomados.

Hepatite B

A hepatite B (vírus HBV)  é transmitida através da contaminação pelo sangue. Além do uso de alicates em salões, é possível que aconteça a transmissão através das relações sexuais, uso de seringas compartilhadas, contato com o sangue e até mesmo de mãe para filho no parto. Também pode ocorrer transmissão do HBV por outros tipos de exposições percutâneas, incluindo tatuagens, piercings, uso de utensílios cortantes que estejam contaminados utilizados. Por exemplo, barbeadores, navalhas, lâminas de depilação, tesouras, entre outros. Os pacientes podem se tornar imunotolerantes ao HBV ou desenvolverem um estado de portador crônico. Isso, a longo prazo, dependendo do grau e da intensidade da doença, pode evoluir para cirrose ou carcinoma hepatocelular (câncer). A descoberta da doença pode ser feita através de testes sorológicos, no exame de sangue. hepatite

Hepatite C

A Hepatite C também é uma das hepatites que podem ser transmitidas através de materiais cortantes e agulhas, através do sangue. O vírus VHC antigamente, na década de 90, estava muito relacionado a contaminação durante as transfusões de sangue. Ela também é uma hepatite silenciosa que a longo prazo, quando não descoberta e tratada, pode vir a se tornar uma cirrose ou até mesmo desenvolver um carcionoma. Ela também é detectada através dos exames de sangue, como a B.

Prevenção

A vacina contra a hepatite B existe e precisamos alertar a população. Esta ainda é a medida preventiva mais efetiva nas populações com fatores de risco. Ela está disponível desde a década de 80 e desde 90 a Organização Mundial da Saúde solicitou a inserção no Programa de Vacinas Nacionais. A vacina da hepatite B está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é dividida em 3 doses. Já a hepatite C não possui vacina, o que pode ser feito quando a doença é descoberta e seguir o tratamento indicado com os medicamentos para ajudar na inativação do vírus e trazer uma melhor qualidade de vida para o paciente. Em alguns casos, são necessárias as biópsias para análise do tecido do órgão.

Como evitar a contaminação nas manicures?

É comum as mulheres fazerem as unhas toda semana nas manicures e pedicures, entretanto é importante ressaltar alguns cuidados. Procure sempre verificar se a manicure utiliza materiais descartáveis, luvas e se os materiais encontram-se esterilizados. De preferência leve seu alicate e seus materiais pessoais de higiene. Quanto a manicure, ela também precisa de alguns cuidados para não se infectar. O uso das luvas é importante nesse caso, além da lavagem correta das mãos e recorrente, sempre entre os atendimentos.  Uso de álcool para limpeza da mesa ou até mesmo das mãos também é indicado. hepatite

Previna-se!

Além de seguir todos os cuidados já sinalizados nesse artigo, procure sempre realizar seus exames periodicamente para avaliar se houve contaminação por alguma das hepatites. Principalmente, se você é uma frequentadora assídua de salões e se você trabalha diretamente com isso ou até mesmo  em outros serviços como os enfermeiros, bodypiercings e tatuadores.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 06/07/2022