Hepatite aguda em crianças: possíveis causas - Mega Imagem

Hepatite aguda em crianças: possíveis causas

Blog › Hepatite aguda em crianças: possíveis causas


Os casos de hepatite aguda em crianças é um assunto que tem gerado discussão. Especialistas do Reino Unido podem ter descoberto a possível causa dos casos misteriosos de hepatite.

Os estudos indicam que dois vírus comuns começaram a circular após a redução das restrições contra a Covid-19, causando casos graves de hepatite aguda. Crianças de 35 países foram afetas e cerca de 12 no próprio Reino Unido precisaram de um transplante de fígado para sobreviver.

As duas equipe de pesquisadores de Londres e da Escócia, acreditam que as crianças menores perderam a resistência a dois vírus: adenovírus e vírus adeno.

O adenovírus é responsável por causar resfriados e dores no estômago. Já o vírus adeno não causa doença, mas precisa de um vírus auxiliar para afetar o corpo humano, como o adenovírus.

Fígado e suas funções

O fígado possui diversas funções, entre elas temos a produção da bile.

A bile e um líquido verde que fica dentro de uma bolsa localizada junto ao contorno inferior do fígado, que ajuda a "quebrar" as gorduras.

Além disso, produz proteínas como a albumina, que são os transportes de alguns hormônios. Auxilia na coagulação do sangue e também ajuda a eliminar substâncias como alguns medicamentos que ingerimos, além de filtrar o sangue.

O fígado elimina toxinas e elementos danosos ao organismo advindos dos alimentos ingeridos.

Por isso, a saúde entra em risco quando o órgão adoece, já que o processo de filtragem fica comprometido.

Nesse cenário, a prevenção das doenças hepáticas e o diagnóstico precoce são as maiores ferramentas para evitar que o fígado seja lesionado. Grande parte das doenças crônicas do fígado é assintomática o que dificulta o diagnóstico.

Principais sintomas da Hepatite Aguda

Os principais sintomas da Hepatite Aguda incluem a icterícia, vômito, diarreia, dores abdominais e alto índice de enzimas no fígado.

Ela se manifesta de maneira severa e não possui relação com os vírus das hepatites virais (A, B, C, D e E).

A insuficiência renal, nesses casos, é rara. É importante ressaltar que esses casos são muito isolados e estão sendo estudados. Os estudos produzidos por cientistas de Londres e da Escócia ainda serão revisados.

Nessa entrevista a Dra Heloiza Ventura deixa um alerta para os sinais que a Hepatite pode trazer.

Causas

Entre as causas mais comuns da hepatite, nós temos as virais e outros vírus que também podem provocar a doença como o vírus o Epstein-Barr, enterovírus, herpes simplex, dengue, zika, febre amarela e até mesmo a chikungunya.

Além disso, podemos citar também o uso em excesso de medicamentos e substâncias  que acabam causando a hepatotoxidade no fígado.

Muitas doenças autoimunes também precisam de atenção, já que com o uso de medicamentos para o tratamento, pode haver intoxicação e comprometimento do fígado. hepatite-aguda

Pesquisas

Os pesquisadores das equipes de Londres e Glasgow, na Escócia fizeram dois estudos com o sequenciamento de DNA de tecidos dos casos do Reino Unido para procurar em média 200 famílias de vírus.

Foi detectado o AAV2 em boa parte das amostras de sangue ou de fígado. Essa família de vírus foi encontrada nas amostras que já possuíam o adenovírus.

Os AAVs precisam de uma proteína de um parente viral para se replicar, como o adenovírus ou herpesvírus. Praticamente, boa parte das pessoas é infectada pelo AAV2 quando criança, próximo dos 10 anos, mas ele fica adormecido nas células até que esse vírus auxiliar apareça e ative.

Alguns pacientes com hepatite também tinham o adenovírus. Entretanto, o vírus é comumente encontrado em crianças saudáveis e também foi encontrado em crianças com hepatite por outro motivo.

A Covid-19 foi descartada como um suspeito inicial, já que as taxas de infecção não eram mais altas que as médias de casos na Escócia.

A pandemia interferiu nos casos de hepatite aguda?

Muitos boatos surgiram logo que os casos de hepatite aguda em crianças começou a aumentar ao redor do mundo.

Contudo, até que se iniciassem os estudos não era possível tirar qualquer conclusão. Os ingleses e escoceses afirmaram que o vírus SARS-cov não possui relação direta com a infecção dos pequenos, mas que o relaxamento nas medidas de proteção podem sim ter aumentado o número de casos.

Isso porque as crianças passaram longos períodos em isolamento e com proteção rígida, perdendo o contato com demais crianças e os ambientes externos. Dessa forma, acabam não criando a resistência que seria comum na idade, por vírus e bactérias que toda criança tem contato durante a vida.

Por isso, os estudiosos deduzem que as crianças foram expostas ao "coquetel de vírus" sem que tivessem a proteção natural.

Gene HLA

O sistema de antígenos leucocitários humanos (HLA),  é o principal complexo de histocompatibilidade de células (MHC) em seres humanos, é uma parte importante do sistema imunológico.

Ele codifica moléculas na superfície das células e ajuda o corpo a moldar as respostas do corpo aos patógenos - que são as bactérias, fungos, e demais protozoários.

Essa mutação é comum nos europeus do norte, cerca de 11% dos britânicos possuem e sabe-se que ela está diretamente ligada a alguns distúrbios autoimunes.

Tratamentos para a Hepatite Aguda

É preciso entender que o tratamento deve ser feito de maneira individualizada, para cada tipo de caso.

Geralmente são solicitados exames de imagem, entre eles a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, e exames de sangue para entender se há a suspeita de hepatite e em qual nível se encontra.

A partir do diagnóstico inicial, a equipe médica poderá fazer o ajuste necessário nos medicamentos e tratamentos a se seguir.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 27/07/2022