Fertilização: a possibilidade da gravidez tardia - Mega Imagem

Fertilização: a possibilidade da gravidez tardia

Blog › Fertilização: a possibilidade da gravidez tardia


Um aliado é a fertilização In Vitro, que torna cada vez mais possível a escolha do momento ideal para engravidar. A gravidez tardia tem se tornado muito comum nos dias atuais, isso porque a mulher moderna coloca seu desenvolvimento profissional e pessoal antes de querer ter filhos. Vamos entender um pouco sobre o processo da fertilização e quais são os riscos da gravidez tardia.

Fertilização In Vitro

A fertilização in vitro é um tratamento de reprodução humana assistido, que fecunda o óvulo com o espermatozoide em ambiente clínico. Após essa fecundação, os óvulos são escolhidos para serem depositados no útero. Essa tentativa é muito indicada para casais que possuem dificuldades em engravidar, além daqueles que possuem alguma doença de transmissão hereditária. Entre as indicações mais comuns, temos algumas delas:
  • Ausência, bloqueio total ou parcial das trompas;
  • Idade avançada da mulher;
  • Distúrbios na ovulação;
  • Endometriose;
  • Falência ovariana;
  • Infertilidade sem causa aparente;
  • Baixa contagem de espermatozoides (menos de 5 milhões/ml);
  • Entre outros.
É recomendado sempre seguir as indicações médicas para entender cada caso e estudar as possibilidades. Separamos as 4 etapas da fertilização para que você entenda de maneira simples.

1. Estimulação dos ovários

A primeira fase é estimular os ovários a partir do uso de medicamentos, eles aumentaram a produção hormonal da mulher. Dessa maneira, é possível potencializar o processo de fertilidade. Existem diversos protocolos, para cada caso o médico responsável deve estudar e indicar o melhor tipo de estímulo. O tempo desse estímulo varia de 9 a 12 dias.

2. Captação dos óvulos para a fertilização

O segundo passo é a captação dos óvulos. Esse procedimento é realizado após a estimulação dos hormônios, dentro de em média 36 horas. Por ser um procedimento dolor, é necessário anestesia e é realizado através de punção ovariana guiada por ultrassom transvaginal. É possível realizar a coleta dentro de 30 minutos, esse material é separado e analisado pelos especialistas.

3. Cultura

Após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, é necessário aguardar a multiplicação das células. É ideal que o óvulo chegue até a fase de blastocisto, porque esses embriões possuem maior chance de serem fecundados quando devolvidos ao útero.

4. Transferência embrionária

Na última fase, o embrião é transferido para o útero por meio de um procedimento indolor feito com a paciente consciente. Nesse momento é inserido o óvulo fecundado para que consiga se desenvolver. As chances de gravidez são grandes e existem alguns fatores que são relevantes e devem ser levados em conta.

Fatores de risco da fertilização

Existem alguns fatores que devem ser levados em conta quando a mulher escolhe realizar a fertilização. Entre eles temos a Síndrome da Hiperestimulação Ovariana e a gestação múltipla

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome pode acontecer devido aos níveis hormonais elevados, devido a grande quantidade de óvulos coletados. Entretanto, a incidência é de 2% dos casos. Os principais sintomas são dor abdominal leve, inchaço, náuseas e vômitos. É importante que a mulher avise o ginecologista caso sinta alguns dos sintomas citados, já que a síndrome pode se agravar.

Gestação múltipla

O risco de gestação múltipla acontece muito quando falamos em fertilização, isso acontece por conta da potencialização dos óvulos. Entretanto, existem algumas regras impostas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) para que seja evitado o risco de gravidez múltipla. Esse procedimento geralmente é feito por clínicas especializadas em reprodução humana  e cada caso é avaliado isoladamente para entender quais são as melhores condutas a serem seguidas.

Gravidez Tardia

A idade de reprodução da mulher possui uma limitação, já que iniciamos a vida com um número fixo de óvulos nos ovários e que vai diminuindo à medida que envelhecemos. Quanto mais velhas decidirem engravidar, maior são as chances de uma gravidez com complicações ou de acontecerem alterações genéticas no feto. Além disso, a mulher também fica propensa ao surgimento de outros problemas que podem dificultar a gestação como os miomas e até mesmo a endometriose.

Pré- eclampsia

As mulheres com mais de 40 anos possuem um risco maior de terem a pré-eclâmpsia. Parte desse aumento no risco se deve ao fato do desenvolvimento de outras patologias que são naturais da idade. Entre elas nós temos a pressão alta e outras patologias comuns do avanço da idade.

Planejamento para uma gravidez saudável

A mulher moderna tem tentado adiar cada vez mais a gravidez, não pela falta de vontade, mas sim porque prefere estruturar a vida antes de receber um bebê e precisar se dedicar integralmente. Hoje existem muitos recursos para que o planejamento da gravidez seja feito de maneira eficiente. E isso pode acontecer através do congelamento de óvulos, fertilização in vitro e demais estratégias. Entretanto, o que precisa prevalecer é a ideia de que a saúde sempre precisará vir em primeiro lugar. É preciso avaliar junto com seu médico quais são as possibilidades e alternativas mais vantajosas para a saúde da mulher. Além disso, entender quais são as doenças pré existentes que podem ocasionar em problemas futuros na gestação. gravidez-fertilizacao

Cuidado com a saúde mental e física antes da gravidez

Quando há a escolha da gravidez tardia é preciso se cuidar antes de realizar os procedimentos necessários. Para descartar qualquer probabilidade de complicações é preciso investi do cuidado psicológico e físico. O tratamento psicológico para muitas mulheres é essencial, já que ajuda a compreender todas as etapas da gravidez e também ajuda a evitar o desgaste emocional nos casos da fertilização por exemplo. Muitas mulheres que não conseguem engravidar, se frustram e deixam de lado seu sonho. É preciso manter esse acompanhamento para que a mente siga saudável. Além disso, cuidar da saúde física é extremamente importante. Por isso, é preciso investir em uma boa alimentação e uma rotina saudável de exercícios. O corpo precisa estar totalmente saudável e apto para receber uma tentativa natural de gravidez ou de fertilização. E para as mulheres que desejam engravidar, se planejem e estudem as melhores opções com o seu médico, a idade é somente um fator dentre tantos outros que precisam ser levados em conta. Busque cuidar da sua saúde e invista em profissionais que sempre lhe ajudarão a encontrar a melhor opção.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 01/10/2022