Doenças reumáticas: quais são os principais exames de imagem? - Mega Imagem

Doenças reumáticas: quais são os principais exames de imagem?

Blog › Doenças reumáticas: quais são os principais exames de imagem?


Existe mais de uma centena de doenças reumáticas e muitas delas podem trazer sérios prejuízos para a saúde do paciente, como a artrite reumatoide, osteoartrite e osteoporose. O primeiro passo para o tratamento adequado é a realização de um diagnóstico preciso, que pode ser realizado com o auxílio de exames de imagem. Neste texto, vamos abordar algumas das principais patologias desse tipo e mostrar quais são as abordagens médicas mais comuns para chegar ao diagnóstico. Confira!

O que são doenças reumáticas?

As doenças reumáticas também são conhecidas como reumatismo na linguagem popular. Trata-se de um grupo de enfermidades que podem afetar diferentes partes do nosso aparelho locomotor, como:
  • Tendões;
  • Ligamentos;
  • Ossos;
  • Articulações;
  • Cartilagens;
  • Músculos.
Embora muitos acreditem que esse tipo de doença só atinge pessoas idosas, elas podem se manifestar em qualquer idade. A dor é um sintoma característico dessas patologias. Caso não sejam identificadas e tratadas corretamente, o agravamento da condição pode causar problemas de locomoção. As causas estão ligadas a fatores genéticos e ambientais, como obesidade, traumas, estresse, ansiedade, depressão e outros. Nenhuma das doenças desse grupo é considerada contagiosa.

Quais exames de imagem são usados para diagnosticar doenças reumáticas?

O diagnóstico de doenças reumáticas pode ser confirmado principalmente por exames, como:
  • Ressonância magnética;
  • Radiografia;
  • Densitometria óssea;
  • Tomografia computadorizada.
A abordagem utilizada vai depender da avaliação médica. Em alguns casos o diagnóstico ocorre por meio de exames físicos e laboratoriais. Os exames de imagens ficam restritos para a confirmação de determinada condição ou para descartar outras doenças que possam apresentar sintomas parecidos. Mas, há situações em que o diagnóstico por imagens é a primeira opção. Abordaremos o assunto de forma mais completa nos tópicos abaixo, em que fazemos alguns apontamentos sobre as principais doenças.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune inflamatória que se manifesta em ligamentos, tendões e ossos, provocando sua destruição ao longo do tempo. A teoria mais aceita é de que a enfermidade esteja ligada a uma predisposição genética combinada a algum fator ambiental. Seus sintomas mais comuns são:
  • Inchaço nas articulações das mãos e punhos;
  • Dor generalizada;
  • Rigidez pela manhã;
  • Cansaço e indisposição;
  • Formação de nódulos reumatoides.

Diagnóstico com Ressonância Magnética

Um exame físico completo é fundamental para o início do processo de diagnóstico. Exames laboratoriais também devem ser solicitados, mas nem sempre são o suficiente para determinar a patologia.

A artrite reumatoide pode ser confundida com outras doenças reumáticas. Por isso, a ressonância magnética é a principal aliada para o seu diagnóstico.

A realização do exame é tranquila e confortável para o paciente. Pois, ele se senta em uma cadeira reclinável e insere na máquina apenas a região do corpo que se deseja examinar.

Essa facilidade é muito importante para simplificar o exame, além de não existir o incômodo de precisar ficar em um local fechado, o que é particularmente interessante para pacientes com claustrofobia.

Nesse tipo de abordagem, crianças e idosos têm o direito de ser acompanhados na sala em que será realizado o procedimento.

De posse das imagens, o médico consegue visualizar regiões importantes que são comumente atingidas pela doença, o que o ajuda a confirmar o diagnóstico ou descartar o problema. ressonancia-magnetica-doenças-reumaticas

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença que tem como principais características o desgaste da cartilagem nas articulações do corpo. Esse processo prejudica a estrutura das articulações e da estrutura óssea da região em que se desenvolve.

O problema também é conhecido como osteoartrose ou artrose, e já ficou comprovado que seu desenvolvimento é posterior a um quadro de artrite (um tipo de inflamação na articulação).

Os primeiros sintomas da doença incluem dor na articulação e dificuldade para fazer determinados movimentos. Também é comum haver rangidos e até estalos oriundos da região atingida.

O desgaste característico da osteoartrite ocorre naturalmente conforme envelhecemos, mas ele é acelerado por diversas situações, como atividades de esforço repetitivo e exercícios de impacto. O seu surgimento, em alguns casos, também está atrelado a outras doenças reumáticas.

Diagnóstico com radiografia

O primeiro passo do diagnóstico de osteoartrite é uma conversa com o reumatologista, em que o paciente é incentivado a relatar todo o seu histórico que possa estar relacionado à doença, assim como todos os sintomas. Em seguida é feito um exame físico para melhor observação das articulações. Em muitos casos, essas abordagens são o suficiente para confirmar o diagnóstico. Mas, há situações em que exames complementares são solicitados para confirmação e para orientar o melhor tratamento.

O principal deles é a radiografia, que ajuda a analisar de forma mais profunda as articulações prejudicadas. Caso ainda reste dúvidas ou seja necessário descartar outras causas para as dores, os médicos solicitam a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Osteoporose

A osteoporose é uma das doenças reumáticas mais comuns. Ela é caracterizada pela perda acentuada de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais porosos e frágeis, o que aumenta o risco de fraturas.

O problema atinge principalmente mulheres após a menopausa, mas pode afetar homens e seu desenvolvimento também ocorre em pessoas mais jovens.

A osteoporose é causada pela redução dos níveis do hormônio estrogênio, o que impede o depósito de cálcio e minerais nos ossos com boa intensidade.

Entre os fatores que desencadeiam a condição, podemos citar:
  • Consumo reduzido de vitamina D e cálcio;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Diabetes e artrite.

Diagnóstico das doenças reumáticas com auxílio da Densitometria Óssea

A densitometria óssea é a forma mais moderna de diagnosticar a osteoporose. Esse exame é rápido, indolor e não invasivo, sendo capaz de medir a densidade de cálcio nos ossos. Para sua realização, o paciente deita-se em um aparelho e um laser passa sobre as regiões do corpo a serem analisadas, concentrando-se naquelas que são mais propícias a fraturas. A densitometria óssea usa quantidades pequenas de radiação, por isso não apresenta riscos para o paciente e nem para o profissional envolvido.

Doenças reumáticas têm tratamento?

Principalmente quando descobertas no início, as doenças reumáticas podem ser tratadas de forma muito eficaz por meio de medicamentos, terapia física e outros. Assim, o paciente consegue levar uma vida normal, sem sofrer com dores crônicas e sem ter sua mobilidade prejudicada.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 21/11/2022