Doença de Addison - Mega Imagem

Doença de Addison

Blog › Doença de Addison


A doença de Addison, também conhecida como insuficiência adrenal primária, é uma condição rara, mas potencialmente séria. Este artigo explora o que é a doença de Addison, seus sintomas e como ela é tratada.

O que é a Doença de Addison?

A doença de Addison ocorre quando as glândulas adrenais, localizadas acima de cada rim, não produzem hormônios suficientes, especificamente cortisol e, em alguns casos, aldosterona.

Esses hormônios desempenham papéis vitais no corpo, incluindo o gerenciamento do estresse, a manutenção da pressão arterial e a regulação do metabolismo.

A doença é considerada rara, afetando aproximadamente 1 em cada 100.000 pessoas. Pode ocorrer em pessoas de todas as idades e é mais comum em mulheres do que em homens.

A origem da doença de Addison geralmente está em um dos dois processos: destruição das glândulas adrenais ou produção insuficiente de hormônios adrenais. doença-de-addison Na maioria dos casos nos países desenvolvidos, a doença de Addison é causada por uma reação autoimune, na qual o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente e destrói as glândulas adrenais. Este é o tipo mais comum de doença de Addison e é referido como insuficiência adrenal autoimune. Outras causas menos comuns da doença  incluem infecções (como a tuberculose, que é uma causa comum nos países em desenvolvimento), doenças genéticas, hemorragia nas glândulas adrenais, ou danos causados por câncer ou medicamentos. Em todos esses casos, a causa subjacente leva à incapacidade das glândulas adrenais de produzir adequadamente os hormônios necessários para a função corporal normal.

Sintomas da Doença de Addison

Os sintomas da doença de Addison podem ser sutis no início e desenvolver-se lentamente, muitas vezes levando a um diagnóstico tardio. Os sintomas mais comuns incluem fadiga, perda de peso, escurecimento da pele, baixa pressão arterial e desejo por sal devido à baixa produção de aldosterona. Crise Addisoniana Um dos aspectos mais sérios da doença de Addison é a crise addisoniana. Isso ocorre quando os sintomas se agravam rapidamente, resultando em desidratação severa, hipotensão e perda de consciência. Esta é uma emergência médica que requer tratamento imediato.

Diagnóstico

O primeiro passo no diagnóstico da doença  geralmente envolve uma avaliação dos sintomas do paciente e um histórico médico completo. O médico perguntará sobre quaisquer sintomas que o paciente possa estar experimentando, bem como quaisquer condições médicas preexistentes que possam aumentar a probabilidade de desenvolver a doença de Addison.

Testes

Se a doença de Addison for suspeita com base nos sintomas e no histórico médico do paciente, o próximo passo geralmente envolve testes de laboratório para confirmar o diagnóstico. Isso pode incluir:
  • Testes de sangue: para medir os níveis de sódio, potássio e cortisol no sangue;

  • Teste de estimulação do ACTH: onde uma dose sintética do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é administrada e a resposta do cortisol é medida. Na doença de Addison, a resposta do cortisol será baixa ou inexistente;

  • Teste de anticorpos antiadrenais: Em muitos casos, a doença de Addison é causada por uma condição autoimune. Este teste procura por anticorpos que podem estar atacando as glândulas adrenais;

  • Exames de Imagem: Em alguns casos, imagens das glândulas adrenais podem ser necessárias para ajudar a confirmar o diagnóstico. Isso pode ser feito através de uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

Tratamentos

Terapia de Reposição Hormonal na doença de Addison

Cortisol e Aldosterona

O tratamento mais comum para a doença é a terapia de reposição hormonal. Este tratamento visa substituir os hormônios que as glândulas adrenais não estão produzindo suficientemente. As duas principais formas de medicação envolvidas são a hidrocortisona, para substituir o cortisol, e a fludrocortisona, para substituir a aldosterona.

A hidrocortisona é geralmente administrada em duas ou três doses divididas ao longo do dia, geralmente com a dose mais alta pela manhã, para imitar o ritmo natural do corpo de liberação de cortisol. A fludrocortisona é normalmente tomada uma vez por dia.

Ajustando a Dose

Uma consideração importante no tratamento da doença de Addison é que a dose de medicação pode precisar ser ajustada ao longo do tempo.

Por exemplo, durante períodos de estresse ou doença, o corpo normalmente produziria mais cortisol. Como resultado, pessoas com doença de Addison podem precisar de uma dose maior de hidrocortisona durante esses períodos.

Gerenciando a Crise Addisoniana

A crise addisoniana é uma complicação séria da doença de Addison que pode ser potencialmente fatal se não tratada rapidamente. Trata-se de uma situação em que os sintomas da doença se agravam rapidamente, causando desidratação grave, pressão arterial baixa e perda de consciência.

No caso de uma crise addisoniana, a hidrocortisona deve ser administrada imediatamente por injeção. Além disso, podem ser necessários fluidos intravenosos para tratar a desidratação e estabilizar a pressão arterial.

Portanto, a qualquer sinal procure um especialista e não deixe para realizar seus exames somente quando sentir algum sintoma. A prevenção ainda é o melhor caminho.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 26/05/2023