Disfunções sexuais: o que fazer? - Mega Imagem

Disfunções sexuais: o que fazer?

Blog › Disfunções sexuais: o que fazer?


As disfunções sexuais são transtornos que afetam a capacidade de uma pessoa de iniciar ou participar de uma atividade sexual satisfatória.

Elas podem manifestar-se de várias formas, desde a falta ou diminuição do desejo sexual, dificuldades com a excitação, problemas relacionados ao orgasmo até experiências de dor durante o ato sexual.

Estas condições frequentemente têm um impacto significativo na qualidade de vida do indivíduo e podem afetar profundamente seus relacionamentos. Vamos entender melhor no artigo de hoje quais são os tipos de disfunções e como evitar que isso aconteça.

Tipos de Disfunções Sexuais

As disfunções sexuais são uma gama de problemas que podem interferir na capacidade de um indivíduo ou casal de obter satisfação durante a atividade sexual. Esses problemas podem surgir de causas físicas, psicológicas ou uma combinação de ambas. Ao longo deste artigo, destacaremos os principais tipos de disfunções sexuais e proporcionaremos uma breve descrição de cada uma.

Disfunção Erétil (DE)

A disfunção erétil, comumente conhecida como impotência, é a incapacidade de obter ou manter uma ereção firme o suficiente para o coito. Esta condição é frequentemente associada à idade, mas também pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo condições médicas, medicamentos e questões psicológicas.

Ejaculação Precoce (EP)

A ejaculação precoce refere-se à condição onde o homem ejacula mais rapidamente do que gostaria, geralmente pouco tempo após a penetração ou até mesmo antes dela. A EP pode ser uma fonte significativa de ansiedade e frustração para muitos homens e seus parceiros.

Ejaculação Retardada

Contrário à ejaculação precoce, a ejaculação retardada é quando um homem demora muito para ejacular ou não consegue ejacular, mesmo com a estimulação sexual adequada. Esta disfunção pode ser o resultado de problemas físicos, medicamentos ou fatores psicológicos.

Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH)

TDSH é caracterizado pela falta ou redução persistente do interesse por atividades sexuais ou fantasias. Este transtorno pode afetar homens e mulheres e pode surgir de uma variedade de causas, desde hormonais até psicológicas.

Transtorno da Excitação Sexual Feminina

As mulheres com este transtorno enfrentam dificuldades em obter a lubrificação vaginal adequada ou a sensação de "inchaço" no clitóris e na vulva durante a atividade sexual. Esta disfunção pode ser decorrente de alterações hormonais, medicamentos ou problemas emocionais.

Transtorno do Orgasmo Feminino

Este transtorno envolve uma dificuldade recorrente ou persistente em alcançar o orgasmo após uma estimulação e excitação sexual adequadas. Muitas mulheres relatam frustração e sentimento de inadequação devido a essa condição.

Dispareunia

A dispareunia é a dor experimentada durante o ato sexual. Ela pode ser sentida por homens e mulheres e pode ser causada por condições médicas, traumas ou fatores psicológicos.

Vaginismo

O vaginismo é um reflexo involuntário de contração dos músculos da entrada da vagina, tornando a penetração dolorosa ou impossível. Muitas vezes, é associado a traumas ou medos. disfuncoes-sexuais

Causas para as disfunções sexuais

Muitas condições médicas podem impactar a capacidade sexual. Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e problemas renais, frequentemente têm uma influência direta na função sexual.

Além disso, desequilíbrios hormonais, tais como problemas na tireoide ou baixos níveis de testosterona, podem afetar o desejo e a capacidade sexual.

Lesões específicas, especialmente aquelas localizadas na região pélvica, ou procedimentos cirúrgicos que impactam essa área, como a prostatectomia, podem resultar em disfunções. Danos aos nervos ou um fluxo sanguíneo inadequado para órgãos genitais também são causas comuns de disfunções sexuais.

A mente e o corpo estão intrinsecamente conectados, e questões psicológicas podem ter um profundo impacto na vida sexual. Problemas emocionais, como ansiedade, depressão ou estresse, frequentemente afetam o desejo e a capacidade sexual. Traumas, particularmente traumas sexuais, podem criar barreiras psicológicas que resultam em disfunções.

Além disso, problemas de relacionamento, sejam eles conflitos não resolvidos, falta de conexão emocional ou outras desavenças, também podem reduzir a satisfação sexuais.

A medicina tem avançado muito, e com ela, o uso de medicamentos para diversas condições. No entanto, alguns destes medicamentos têm efeitos colaterais que podem afetar adversamente a função sexual.

Medicamentos para depressão, hipertensão, e até mesmo alguns antipsicóticos podem, em algumas pessoas, reduzir o interesse ou a capacidade sexual.

O que fazer?

Se você está enfrentando disfunções sexuais, saiba que não está sozinho e existem várias opções de tratamento à disposição. Comece considerando uma terapia sexual com um profissional qualificado. Esta terapia oferece um espaço seguro para explorar e resolver preocupações sobre desejo, desempenho ou satisfação sexual. Muitas vezes, discutir abertamente questões como traumas passados, ansiedade de desempenho ou preocupações com a imagem corporal pode fazer uma grande diferença.

Considere também as opções farmacológicas. Medicamentos como o sildenafil (Viagra) provaram ser eficazes no tratamento da disfunção erétil. Para as mulheres, existem medicamentos que podem aumentar o desejo sexual. No entanto, antes de começar qualquer tratamento medicamentoso, consulte um médico para garantir que é seguro e adequado para você.

Se um desequilíbrio hormonal está por trás da disfunção, a terapia de reposição hormonal pode ser a resposta. Por exemplo, a reposição de testosterona tem ajudado muitos homens com baixos níveis deste hormônio a recuperar sua vitalidade e desejo sexual.

Para aqueles que não encontram alívio com medicamentos, existem alternativas. Dispositivos médicos, como bombas penianas, podem ser a solução para a disfunção erétil. Em alguns casos, um procedimento cirúrgico pode ser necessário para corrigir problemas anatômicos ou vasculares.

Além disso, adote um estilo de vida saudável. Mantenha-se ativo, alcance um peso saudável, reduza o consumo de álcool e considere parar de fumar. Às vezes, essas mudanças simples podem ter um impacto significativo na sua vida sexual.

Não subestime o poder da educação e da comunicação. Informe-se sobre sexualidade, converse abertamente com seu parceiro e considere a possibilidade de participar de workshops ou sessões de aconselhamento.

Por último, se a sua disfunção sexual é causada por outra condição médica, como depressão ou ansiedade, é essencial abordar e tratar essa condição em primeiro lugar. O tratamento direto da causa subjacente frequentemente resulta em melhorias na função sexual.

Lembre-se: enfrentar uma disfunção sexual pode ser desafiador, mas com a abordagem e tratamento corretos, é possível superar esses desafios e redescobrir uma vida sexual plena e satisfatória.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 06/09/2023