Controle de ovulação: você sabe o que é? - Mega Imagem

Controle de ovulação: você sabe o que é?

Blog › Controle de ovulação: você sabe o que é?


O controle de ovulação ou monitorização folicular é um exame realizado para acompanhar o crescimento dos folículos nos ovários. Isso permite que seja possível prever a data da ovulação. Isso ajuda as mulheres que querem engravidar, a saberem o período exato. E com essas informações, pode determinar qual o melhor método seja ele inseminação, método natural ou captação de óvulos. Antes, vamos entender como é o exame de ultrassonografia.

Como é feito o exame de ultrassonografia?

O exame consiste em deslizar sobre a pele um pequeno aparelho chamado transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência, que são captadas de volta sob a forma de eco. Como cada órgão e estrutura tecidual têm uma densidade específica, os tempos de retorno dos ecos devolvidos por eles são diferentes e são traduzidos na tela, formando uma imagem captada por um computador. 

Como é o exame de controle de ovulação?

Há quem chame esse exame de ultrassonografia seriada, pois o exame é feito mais de uma vez durante o ciclo.  O tratamento tem início no segundo ou terceiro dia do ciclo, quando a mulher ainda está menstruada. Neste momento, é realizado o primeiro ultrassom transvaginal.  No ultrassom transvaginal, é inserido um transdutor na vagina para que seja possível visualizar o colo do útero, ovário e o útero. Abaixo uma imagem de como é feito o ultrassom transvaginal: controle de ovulação créditos: site Gestação Bebê

Entendendo o controle de ovulação

Esta fase inicial da menstruação é importante, pois o exame diagnostica se o ovário tem algum cisto remanescente do ciclo menstrual anterior e se no interior do útero existem pólipos, miomas ou tecido endometrial em excesso, o que poderia alterar o resultado. Esse exame serve para avaliar o que acontece com os óvulos durante o ciclo, portanto são realizados pelo menos três exames no mesmo ciclo menstrual. Ele responde entre outras questões, quantos óvulos são recrutados e se ocorre a ovulação. Os óvulos que vão ser selecionados durante o ciclo chamamos de folículos. Chamamos de ciclo, o período que vai do primeiro dia menstrual, também chamado de primeiro dia do ciclo ou dia 1, de um mês até o primeiro dia menstrual do outro mês.  A seleção dos folículos já começa anterior ao período menstrual, do ciclo anterior. No começo do ciclo, ainda durante a menstruação, alguns folículos atingem 5 a 10 mm enquanto o restante regride. Próximo do sétimo dia do ciclo um dos folículos se torna o folículo dominante crescendo 2 a 3 mm por dia, alcançando 17 a 27 mm de diâmetro médio no dia da ovulação. É importante realizar o ultrassom na segunda metade do ciclo para confirmar se ocorreu ou não a ovulação. E dependendo do caso o dia certo para que a paciente receba medicamentos importantes para ajudar na indução da ovulação.        Portanto, a ultrassonografia para controle de ovulação está indicada principalmente para as pacientes que utilizam medicamentos para estimular ovulação, ou mesmo para aumentar as chances de gestação em ciclos sem indutores.

Preparo

Para realizar esse exame, o único preparo necessário é realizar o agendamento entre o 7º e 10º dia da menstruação. Você precisa realizar este exame? Entre em contato conosco e faça o  agendamento. Já acompanha as nossas redes sociais? Não deixe de acessar nosso Instagram e Facebook. Espero que tenha gostado desse artigo, até breve.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 01/07/2020