Cirurgião do aparelho digestivo: quais os exames de imagem são necessários? - Mega Imagem

Cirurgião do aparelho digestivo: quais os exames de imagem são necessários?

Blog › Cirurgião do aparelho digestivo: quais os exames de imagem são necessários?


O cirurgião do aparelho digestivo é um especialista que realiza diversos procedimentos nos órgãos que vão desde a boca até o reto. Ele é capaz de diagnosticar várias doenças, como refluxo gastroesofágico, gastrite, úlceras e diversos tipos de câncer.

Para ajudar nos diagnósticos, o médico pode recorrer a uma série de exames de imagem, que têm como objetivo a observação interna de muitos órgãos e a identificação mais rápida e precisa de qualquer anomalia.

Neste texto você vai conhecer os exames mais comuns para o aparelho digestivo, incluindo o seu funcionamento e casos em que são indicados. Por fim, mostraremos as situações em que é recomendável procurar um gastrocirurgião.

Principais exames de imagem solicitados pelo cirurgião do aparelho digestivo

A indicação de cada exame de imagem pelo cirurgião do aparelho digestivo vai depender dos sintomas relatados pelo paciente e da região em que o problema está possivelmente localizado.

Endoscopia digestiva alta

A Endoscopia digestiva alta é um dos exames de imagem mais comuns para analisar órgãos do sistema digestivo. Seu objetivo é avaliar o esôfago, o estômago e a parte superior do intestino delgado, chamada de duodeno. O procedimento é realizado quando o paciente se queixa de incômodos, como azia, dores abdominais, vômitos, etc.

O exame é realizado com um aparelho chamado endoscópio, que possui em sua extremidade uma pequena câmera, capaz de transmitir imagens em tempo real para um monitor. Assim o médico pode observar cada detalhe e direcionar o procedimento de forma segura. Também é possível retirar material para a realização de uma biópsia, caso o especialista julgue necessário.

Durante o procedimento, o endoscópio é introduzido pela boca do paciente, que permanece deitado o tempo todo. Para que não haja incômodos, é aplicado um spray anestésico na garganta e um sedativo leve, que fará o paciente dormir durante o procedimento. Geralmente o exame é rápido e com baixos riscos de qualquer complicação.

No dia anterior é recomendável que o paciente faça uma dieta leve e um jejum absoluto de pelo menos 8 horas. Pois, é importante que o estômago esteja vazio para facilitar a visualização das estruturas.

O paciente deve obrigatoriamente levar um acompanhante, pois ele pode se sentir sonolento após a cirurgia e ter dificuldades para ir embora sozinho.

Também é recomendável evitar dirigir ou andar de moto após o exame, mesmo que seja na garupa. Tomar decisões importantes e realizar atividades que necessitem de precisão deve ser evitado nas primeiras 24 horas.

Colonoscopia também é realizada pelo cirurgião do aparelho digestivo

A colonoscopia é um exame de imagem em que o cirurgião do aparelho digestivo avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. Caso existam pólipos, eles podem ser retirados para uma avaliação posterior que vai definir se eles são malignos ou benignos.

O equipamento usado no procedimento é chamado de colonoscópio. Com o paciente deitado de lado e devidamente sedado, o aparelho é introduzido pelo ânus e o médico visualiza as imagens em um monitor. O paciente é liberado no mesmo dia, assim que passar o efeito da sedação. Mas é fundamental que ele esteja acompanhado.

Já a preparação para o exame começa 48 horas antes do procedimento, com uma dieta leve, seguida por uma dieta líquida. A pessoa também precisa tomar laxantes para que o intestino esteja limpo no momento do procedimento, tornando mais fácil a visualização do órgão.

A colonoscopia é um dos principais exames para prevenir e diagnosticar o câncer colorretal. Ele precisa ser feito em todas as pessoas a partir dos 50 anos. Já aqueles que possuem casos desse tipo de câncer na família devem se submeter ao exame antes desse prazo e a periodicidade também pode ser maior.

Por isso é importante consultar o gastrocirurgião para que ele avalie o caso e defina as abordagens necessárias.

Cápsula Endoscópica

Vimos que a endoscopia é útil para avaliar a parte inicial do sistema digestivo e a colonoscopia avalia a porção final. Mas e quando o cirurgião do aparelho digestivo precisa analisar o intestino delgado, que tem vários metros de comprimento e fica no meio do caminho?

É aqui que entra a cápsula endoscópica. Nesse procedimento o paciente engole uma cápsula que contém uma pequena câmera. Ela irá percorrer o intestino delgado e tirar diversas fotos do órgão, que são enviadas para um dispositivo preso ao paciente por meio de um cinto.

O paciente é liberado para ir para casa e precisa retornar cerca de 8 horas depois para entregar o equipamento com as imagens. A cápsula é eliminada naturalmente e não precisa ser devolvida.

A preparação para o exame é similar à colonoscopia e, após engolir a cápsula, o paciente fica algum tempo em observação para que o médico se certifique de que a câmera chegou ao intestino delgado.

Caso o equipamento tenha dificuldades para alcançar o órgão, ele precisa ser direcionado por meio de uma endoscopia.

A cápsula endoscópica não necessita de sedação para ser ingerida. Ela é indicada para pacientes com suspeita de processos inflamatórios no intestino delgado, ou caso haja perda de sangue no sistema digestivo e não tenha sido possível localizar a origem com a endoscopia ou colonoscopia.

Enteroscopia de duplo balão: também indicada pelo cirurgião do aparelho digestivo

A enteroscopia de duplo balão também é usada pelo cirurgião do aparelho digestivo na análise de possíveis problemas no intestino delgado, como sangramentos.

Entretanto, trata-se de um procedimento um pouco diferente da cápsula endoscópica é mais similar à endoscopia e à colonoscopia. Além disso, o equipamento utilizado permite que alguns procedimentos, como a retirada de pólipos, sejam feitos na hora.

A preparação para o exame é similar à de outros que citamos aqui. Sua realização se dá com o paciente sedado e o instrumento é introduzido pela boca até atingir o intestino delgado, onde pode percorrer de 2 a 3 metros.

Caso nada seja encontrado, no dia seguinte é feita a enteroscopia retrógrada, em que um equipamento é introduzido pelo ânus do paciente na tentativa de avaliar a porção restante do intestino delgado que não foi possível alcançar no dia anterior.

estomago Quando devo procurar um cirurgião do aparelho digestivo?

O cirurgião do aparelho digestivo deve ser procurado diante de qualquer sintoma oriundo dessa região, por exemplo: azia, queimação, dor no estômago, diarreia, sangue nas fezes, inchaço abdominal, dentre outros. Esse especialista também precisa ser consultado por pacientes que desejam se submeter à cirurgia bariátrica ou à cirurgia metabólica.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 24/03/2023