Cardiomiopatia hipertrófica e o risco de morte súbita - Mega Imagem

Cardiomiopatia hipertrófica e o risco de morte súbita

Blog › Cardiomiopatia hipertrófica e o risco de morte súbita


A Cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma doença na qual o músculo cardíaco torna-se espessado, dificultando o bombeamento de sangue pelo coração.

Por que é importante saber?

Para não se preocupar além do necessário e praticar atividade física sob orientação medica. Esse é um assunto de grande interesse devido a sua prevalência significativa e à importância da identificação precoce dos grupos em risco, como os atletas.

Periodicamente ficamos chocados com as notícias ou mesmo com alguns vídeos de morte súbita de algum jovem ou atleta, durante a prática de atividade física, e depois ficamos sabendo que a causa foi a Cardiomiopatia Hipertrófica.

Como não ter pânico ou preocupação em relação a isso, visto que existe uma relação importante entre essa doença e a atividade física? Vamos entender.

Atividade física é fundamental para saúde de todos nós

Durante a atividade física são secretados os hormônios importantes (ex.; irisina) regulando e estimulando o sistema imune de defesa- o que ajuda a reduzir as chances de câncer e doenças autoimunes.

Além disso, atua na regulação do nosso metabolismo e diminui a chance de doenças crônicas como a hipertensão e diabetes. Este é o único estímulo para produção de hormônio de regeneração neuronal, importantíssimo após os 50 anos quando a evolução natural é a Redução volumétrica do cérebro- diminui a chance de Alzheimer e demência-  e estimula os hormônios do humor, reduzindo as taxas de depressão.

Sintomas da Cardiomiopatia Hipertrófica e seus achados

Os sintomas da CMH estão relacionados à combinação de disfunção do enchimento do coração na fase de relaxamento diastólico, obstrução da saída do sangue do ventrículo esquerdo, regurgitação do sangue na válvula mitral, isquemia miocárdica e arritmias.

Na análise microscópica as fibras miocárdicas estão aumentadas (hipertrofiadas) e desorganizadas, interpostas em uma quantidade variável de fibrose decorrente da morte celular por repetidos episódios de isquemia, pois as arteríolas coronárias intramurais que irrigam o tecido do coração são estruturalmente anormais e com fluxo sanguíneo ineficiente ao estresse/ atividade física intensa.

Estima-se 1 prevalência de 2 casos para 1.000 adultos e suas manifestações clínicas são variadas, de assintomáticas até insuficiência cardíaca avançada, dentre outras apresentações que culminam em morte súbita.

Para a maioria dos pacientes com CMH, a  Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE) não é progressiva e é compatível com uma longevidade normal com os avanços no tratamento, com uma taxa de mortalidade anual de cerca de 1%. Por outro lado, um grupo pequeno de pacientes apresenta o risco de desenvolver sintomas relacionados à progressão de insuficiência cardíaca, morte súbita, e arritmia por fibrilação atrial relacionada a fenômenos tromboembólicos.

Metade dos casos apresentam algum tipo de alteração genética caracterizada por uma série de mutações em mais de 11 genes que codificam proteínas musculares do coração, podendo ocorrer: em um padrão de herança autossômica dominante, ou seja, basta receber 1 gene de 1 dos pais para poder manifestar a doença, porém com expressividade e penetrância variáveis relacionadas à idade ou simplesmente como uma nova mutação sem nenhuma relação com a família.

cardiomiopatia-hipertrofica

Sintomas

Muitos pacientes com CMH não apresentam sintomas ou apenas sintomas menores, outros podem apresentar:
  • dispneia ao esforço;
  • fadiga(cansaço);
  • dor no peito;
  • pré-síncope e síncope(desmaio) durante ou logo após o esforço;
  • palpitações.
Os sintomas podem estar associados a apresentação assintomática, morte cardíaca súbita/arritmias ventriculares, obstrução, insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, fibrilação atrial/acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida.

O exame físico de pacientes com CMH pode revelar achados normais a presença de vários sinais na ausculta cardíaca pelo estetoscópio do médico no consultório e alteração no pulso.

Como é feito o diagnóstico da Cardiomiopatia Hipertrófica?

O diagnóstico pode ser feito através de diversos exames de imagem. Entre eles o eletrocardiograma, ecocardiograma, ECG Holter, Teste de Esforço e a Ressonância Magnética Cardíaca. Vamos entender como cada exame pode auxiliar no diagnóstico:

Eletrocardiograma (ECG)

É muito sensível na identificação da doença (detecta mais de 90%).

Ecocardiograma

Essencial tanto para a confirmação do diagnóstico quanto para as avaliações evolutiva, funcional e prognóstica.

ECG Holter

Uso parte da estratificação do risco de desenvolver arritmias ventriculares e morte súbita, bem como para investigar palpitações e em pacientes com suspeita de fibrilação atrial.

Teste de Esforço

Para estratificação de risco por meio da resposta da pressão arterial ao exercício e para investigar isquemia e arritmias.

Ressonância Magnética Cardíaca (RMC)

Alta resolução para avaliar as estruturas cardíacas. Identifica a hipertrofia em segmentos que não são exibidos na ecocardiografia, mostra áreas de fibrose miocárdica, que são um dos fatores de risco para morte súbita, permitindo uma melhor caracterização das anomalias estruturais no aparato da válvula mitral.

Tratamentos para a Cardiomiopatia Hipertrófica

O início do tratamento se dá com medidas preventivas, tais como evitar a depleção do volume intravascular e restringir a prática de exercício físico intenso, com a recomendação individualizada do nível de atividade física para cada paciente.

Outras medidas incluem a manutenção de drogas inotrópicas negativas (ex.:betabloqueadores ), evitar o uso de vasodilatadores e a adoção de um tratamento apropriado para taquiarritmias.

A estratificação de risco para Morte Cardíaca súbita: deve ser realizada em todos os pacientes com CMH.

Os dois primeiros fatores de risco principais para essa condição e que têm um risco muito elevado de eventos recorrentes e que justificam a implantação de um CDI (cardioversor-desfibrilador implantável) para prevenção secundária nesses pacientes são:
  • sobreviver a parada cardíaca abortada prévia;
  •  sobreviver a taquicardia ventricular sustentada espontânea prévia;
  • Outros fatores de risco maiores para prevenção primária foram identificados, uma vez que a maioria dos pacientes não sobrevive ao primeiro episódio de arritmia ventricular e porque pode ser a primeira manifestação da doença em indivíduos assintomáticos.

Fatores de risco

Podemos listar alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, entre eles a idade do paciente no momento do diagnóstico, alterações no ecocardiograma, isquemia miocárdica, presença de genótipos (genes) de alto risco e entre outro. cardiomiopatia-hipertrofica

Conclusão

A avaliação médica com auxílio de exames acessíveis como eletrocardiograma antes de iniciar qualquer programa de atividade física é importante , recomendada e fundamental para detectar doenças preexistentes como arritmias, cardiopatias ou mesmo a cardiomiopatia hipertrófica, que podem resultar em morte a depender da intensidade da atividade física.

O receio de ter cardiomiopatia hipertrófica não deve ser usada para evitar atividade física, pois quando o exercício físico executado após avaliação médica e sob orientação especializada (de acordo com a idade e eventuais doenças/limitações) traz benefícios indiscutíveis sendo ferramenta fundamental para saúde e bem estar no curto e no longo prazo de todos nós.

Portanto, faça seus exames e consulte sempre especialistas.

Feito por: Dr Luis Augusto Gasparini

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 02/08/2022