Câncer de tireoide: o que é, sintomas e tratamento - Mega Imagem

Câncer de tireoide: o que é, sintomas e tratamento

Blog › Câncer de tireoide: o que é, sintomas e tratamento


Por Dr. Luis Gasparini em 24/08/2022

O câncer de tireoide pode ser diagnosticado em exames de rotina. Entenda como funciona a doença, quais são os sintomas e tratamentos.

Mas, o que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula produtora de hormônios em forma de borboleta que fica anterior a base do pescoço. Seus hormônios controlam várias funções fundamentais do corpo, como o coração e a frequência cardíaca, a pressão arterial, a temperatura corporal e o peso. cancer-de-tireoide

O que é câncer de tireoide?

Quando as células da tireoide sofrem mutação, as alterações em seu DNA fazem com que elas cresçam e se multipliquem mais rápido que as células saudáveis e se não forem destruídas pelo nosso sistema de defesa (sistema imune) formam um tumor. Alguns crescem lentamente, outros podem ser mais agressivos com as células deste tumor invadindo os tecidos próximos. Eles ainda podem invadir a corrente sanguínea ou linfática e se espalhar para outras partes do corpo, criando as metástases.

Incidência de câncer de tireoide

As novas tecnologias permitiram a detecção de pequenos cânceres de tireoide que antes não eram detectados, sendo a maioria desses não agressivos.

Eles se apresentam em pequenas dimensões devido ao crescimento muito lento com a ausência de sintomas, por isso existe uma discrepância entre o aumento acentuado no diagnóstico e tratamento do câncer de tireoide resultante do aumento da detecção e biópsia e a falta de melhora proporcional nos resultados a longo prazo.

Ou seja, para alguns tumores malignos da tireoide, a cirurgia não traz benefício, pois aquele nódulo não necessitava tratamento.

Os nódulos de tireoide são achados frequentes na ultrassonografia do pescoço, estando presente em cerca de 68% em adultos em ultrassonografia de alta resolução.

A maioria dos nódulos é benigno; portanto, dos muitos nódulos que são biopsiados apenas um pequeno número deles serão malignos ou precisarão de cirurgia para um diagnóstico definitivo.

Dos nódulos malignos, estudos demonstram que aqueles de pequenas dimensões (< 1,0 cm) podem permanecer sem crescimento e nunca causar doença do paciente.

Fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de Tireoide

Sabemos que existem alguns fatores de risco que facilitam as chances de desenvolvimento da doença.

Veja a seguir:

  • Ser mulher aumenta três vezes a chance de desenvolver câncer de tireoide;
  • A exposição a altos níveis de radiação, por exemplo, radioterapia na cabeça ou pescoço para outros tipos de câncer, pode aumentar seu risco;
  • Certas síndromes genéticas hereditárias;
  • Tipos e faixas etárias: • O tipo mais comum (câncer papilar da tireoide) pode ocorrer em qualquer idade, geralmente afeta pessoas de 30 a 50 anos;
  • O tipo folicular geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos;
  • O tipo anaplásico é muito raro de câncer, geralmente ocorre em adultos com 60 anos ou mais;
  • O tipo medular é incomum, até 30% dos pacientes estão associados a síndromes genéticas que também podem aumentar o risco de outros tumores.

Quais os sintomas do câncer de tireoide?

Geralmente, o câncer de tireoide é silencioso, podendo não apresentar nenhum sinal ou sintoma no início.

Entretanto, existem alguns sinais de alerta que podem indicar a doença.

Agende consulta com seu médico se você estiver preocupado com:
  • Caroço na tireoide que pode ser sentido através da pele do pescoço;
  • Alterações na voz, incluindo rouquidão ou dificuldade para engolir;
  • Dor no pescoço ou na garganta;
  • Caroços em outras regiões do no pescoço devido ao aumento dos linfonodos acometidos por um tumor.

Caso alguns desses sinais apareçam, é importante procurar ajuda médica.

Mas, a prevenção também pode ser feita através do exame de Ultrassonografia da Tireoide.

Como é feito o Diagnóstico do câncer de tireoide?

O diagnóstico para a descoberta da doença pode ser feito através do  exame físico do pescoço e da tireoide.

Além disso, existem exames complementares como o exame de sangue e ultrassonografia ajudam o médico a decidir fazer uma biópsia para remover uma pequena amostra de tecido da tireoide.

Em alguns casos, testes genéticos podem ser feitos para ajudar a determinar quaisquer causas hereditárias associadas.

Se diagnosticado com câncer de tireoide, vários outros testes podem ser feitos para ajudar seu médico a determinar se o câncer se espalhou além da tireoide e fora do pescoço.

Esses testes podem incluir exames de sangue para verificar marcadores tumorais e exames de imagem, como tomografia computadorizada, Ressonância Magnética ou exames de imagem nuclear, como uma varredura de corpo inteiro com radio iodo.

Como é feito o diagnóstico de câncer de tireoide após detectar nódulo na ultrassonografia ou no exame físico?

Atualmente, a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é o teste prático mais eficaz para determinar se um nódulo é maligno ou se precisa de cirurgia para chegar a um diagnóstico definitivo.

Lembrando que é muito importante só investigar o nódulo se ele realmente apresenta critérios de risco, pois como foi falado acima, na tireoide nem todo nódulo diagnosticado como câncer vai se comportar de uma maneira maligna, virar doença e matar um paciente.

Por isso é tão importante a avaliação de tamanho e de classificação ultrassonográfico ACR TI-RADS para saber se existe risco de câncer que evolua e que vale a pena investigar um nódulo, pois mesmo se não tiver critério de risco de doença, ele for investigado e o resultado for de um câncer, fica muito mais difícil e complicado para o médico e para o paciente decidirem por evitar a cirurgia.

Qual a importância da ultrassonografia com a classificação ACR TI-RADS ?

Diferentemente do sistema BI-RADS da mama, nessa sistematização para tireoide que também vai de 1 a 5 , o tamanho do nódulo pode ser determinante para a conduta. Vamos entender:

A maioria dos nódulos de tireoide detectados à ultrassonografia não requerem PAAF e/ou cirurgia, pois a maioria é benigno e nódulos malignos menores que 1 cm, frequentemente exibem comportamento indolente ou não agressivo <3, 4, 5> não evoluindo para doença.

Desde 2009, muitas sociedades profissionais e pesquisadores propuseram sistemas de estratificação de risco baseados em ultrassonografia para identificar nódulos que justifiquem biópsia ou acompanhamento ultrassonográfico.

Em 2015 foi elaborado o método ACR TI-RADS baseado na literatura, análise de dados do Programa de Vigilância Epidemiologia e Resultados Finais de milhares de casos do Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Houve então uma avaliação dos sistemas de classificação de risco existentes e opinião de consenso entre especialistas de uma padronização/método confiável e não invasivo.

O objetivo do ACR TI-RADS não é o diagnóstico de TODAS as neoplasias malignas da tireoide - o objetivo é detectar as neoplasias malignas da tireoide que vão evoluir e levar o paciente a óbito se não for tratada.

Biópsia (PAAF)

O ACR TI-RADS recomenda biópsia com base em uma probabilidade razoável de malignidade biologicamente significativa de acordo com limites de diâmetro máximo: • de nódulos de alta suspeita (ACR TI-RADS 5) apenas se forem 1 cm ou maiores; • de nódulos que apresentam moderado risco de malignidade (ACR TI-RADS 4) apenas quando medem 1,5 cm ou mais; • de nódulos que apresentam baixo risco de malignidade (ACR TI-RADS 3) apenas quando medem 2,5 cm ou mais.

A decisão de realizar PAAF também deve levar em conta a preferência do médico solicitante e os fatores de risco do paciente para câncer de tireóide, ansiedade, comorbidades, expectativa de vida e outras considerações relevantes. cancer-de-tireoide-exame

Acompanhamento

O ACR TI-RADS é projetado para equilibrar o benefício de identificar cânceres clinicamente importantes contra o risco e o custo de submeter pacientes com nódulos benignos ou cânceres indolentes a biópsia e tratamento.

Nossas recomendações para ultrassonografia de acompanhamento atenuam substancialmente a possibilidade de malignidades significativas permanecerem não detectadas ao longo do tempo e estão de acordo com a tendência crescente de vigilância ativa (“espera vigilante”) para câncer de tireoide de baixo risco.

O ACR TI-RADS recomenda acompanhamento ultrassonográfico devido a uma probabilidade baixa de malignidade biologicamente significativa de acordo com limites de diâmetro máximo: • de nódulos de alta suspeita (ACR TI-RADS 5) apenas quando medem entre 0,5 até 1,0cm; • de nódulos que apresentam moderado risco de malignidade (ACR TI-RADS 4) apenas quando medem entre 1 até 1,5 cm; • de nódulos que apresentam baixo risco de malignidade (ACR TI-RADS 3) apenas quando medem entre 1,5 até 2,5 cm;

O câncer de tireoide tem cura?

Felizmente, a maioria dos cânceres de tireoide pode ser vencida com tratamentos e o prognóstico para a maioria dos pacientes com câncer de tireoide é excelente.

Os cânceres muito pequenos - com menos de 1 centímetro - têm baixo risco de crescer ou se espalhar e podem não precisar de tratamento imediato. Em vez disso, seu médico pode recomendar observação com exames de sangue, ultrassom e exame físico uma ou duas vezes por ano. Em muitas pessoas, esse pequeno nódulo, pode nunca crescer e nunca precisar de cirurgia.

Nos casos em que é necessário tratamento, pode-se remover apenas uma parte da tireóide (tireoidectomia parcial) ou toda a tireóide (tireoidectomia total).

Outros tratamentos dependem do estágio e do tipo de câncer de tireóide: terapia hormonal da tireóide, ablação alcoólica, iodo radioativo, terapia com drogas direcionadas, radioterapia externa e quimioterapia.

E se eu for diagnosticado com um câncer de tireoide que necessite tratamento?

Se você foi diagnosticado com câncer de tireoide que necessita tratamento, pode se sentir como se não tivesse certeza do que fazer a seguir. E isso é normal, todos acabam encontrando sua própria maneira de lidar com um diagnóstico de câncer.

Mas, até encontrar o que funciona para você, tente o seguinte: aprenda tudo o que puder para ajudá-lo a tomar decisões sobre seus cuidados.

Conecte-se com outros sobreviventes. Conversar com pessoas que compartilham sua situação pode ser incrivelmente útil. E controle o que puder sobre sua saúde tomando medidas para manter seu corpo saudável durante e após o tratamento: • Coma uma dieta saudável cheia de uma variedade de frutas e vegetais: os alimentos frescos que vem direto da natureza são ricos em nutrientes importantes para fortalecer nossas defesas; • Descanse bastante/ durma pelo menos 7 horas/dia preferencialmente a partir de até 22-23 horas; • Tente incorporar atividade física sob orientação quando puder. A erisina produzida pelo músculo que se exercita estimula seu sistema de defesa tão importante para ajudar a destruir as células do câncer; • Ser diagnosticado com câncer pode ser assustador, mas tenha conforto no fato de que a maioria dos casos desse câncer são tratáveis. Se tiver mais dúvidas sobre câncer de tireoide, recomendamos que procure seu médico para obter orientações mais personalizadas.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.