Câncer de reto: sintomas, causas e tratamentos - Mega Imagem

Câncer de reto: sintomas, causas e tratamentos

Blog › Câncer de reto: sintomas, causas e tratamentos


Recentemente tivemos a notícia de uma artista que apresentou e descobriu uma íngua na região da pelve e quando investigada se revelou um câncer de reto ou colo retal em estádio avançado, cujo tratamento é bem mais complicado que quando o diagnóstico é precoce.

Como fazer a prevenção e a detecção precoce do câncer de reto?

O tumor de reto geralmente ocorre após os 50 anos, pode se manifestar com poucos sintomas mesmo em estádios avançados, por isso dependendo da idade  e histórico familiar e fatores de risco, recomenda-se avaliação de rotina a partir dos 45 anos. O sintomas que podem surgir são:
  • sangramento pelo reto ou nas fezes;
  • mudança de hábito intestinal como diarreia constipação ou fezes afiladas;
  • dor abdominal;
  • vontade de ir ao banheiro sem eliminação de fezes
  • fraqueza e fadiga;
  • perda de peso e anemia.
Além disso, os fatores de risco são divididos em duas categorias. As que podemos controlar e as que não controlamos. A detecção precoce deve acontecer a medida que o primeiro sinal e sintomas for descoberto. Feito isso, é necessária a investigação clínica para solicitação de exames de sangue, fezes e até mesmo a colonoscopia.

Fatores de risco que possuímos controle

Uma dieta rica em carne vermelha, carne processada ou carne tostada/queimada pode interferir na saúde como um todo. Além disso, a falta de exercício físico e a obesidade também contribuem para o desenvolvimento da doença. O consumo do cigarro também aumenta de 30 a 40% as chances de desenvolvimentos do câncer colo retal. O consumo em excesso de álcool e por períodos prolongados, também podem aumentar as chances do desenvolvimento do câncer.

Fatores de risco sem controle

Alguns fatores de risco nós não temos controle, entre eles nós temos:
  • Idade: acima de 50 anos;
  • História familiar de síndrome de Linch ou história familiar de polipose adenomatosa;
  •  História de câncer prévio de reto;
  • História de doença inflamatória intestinal como doença de Crohn e colite ulcerativa;
  •  Histórico familiar de câncer de reto antes dos 50 anos, mais de um familiar com histórico de câncer de reto;
  • Certo padrão familiar de histórico de cânceres de endométrio, ovário, gástrico, urinário, cerebral e pancreático.
Ainda não existe associação comprovada de relação sexual anal sem proteção e câncer no reto. Entretanto, existe a associação entre relação sexual anal sem proteção com múltiplos parceiros, e o vírus do HPV e o HIV com o aumento na incidência do câncer do canal anal.

Incidência

Somente cinco a 10% dos cânceres de reto têm origem genética. Tudo do material genético do sangue, de um pólipo ou de um tumor ajuda a detectar alterações no material genético, determinar se existe alguma doença hereditária conhecida, e principalmente aconselhar o paciente a família de que tipo é e qual a frequência de avaliação médica deve ser feita para detecção precoce. Duas situações podem levar o seu médico indicar o teste genético:
  1.  A presença de múltiplos pólipos durante exame de colonoscopia pode ser um sinal de uma síndrome hereditária;
  2. Síndrome de Linch é quando há histórico pessoal ou familiar de múltiplos tipos de câncer como o de reto, endométrio, ovário, gástrico, do sistema urinário, do cérebro e do pâncreas entre outros.

Estádios da doença

O estádio da doença está diretamente relacionado a facilidade ou complexidade do tratamento bem como a taxa de cura.

No estadio zero, células de câncer são encontradas apenas na parte mais interna da parede do reto.

No estádio um o tumor já se espalhou por debaixo da camada interna da parede do reto, mas ainda está contido pela parede.

No estádio dois o tumor cresceu pra fora da parede do reto, invadindo a gordura ao redor mas ainda não se espalhou pelo sistema linfático e os linfonodos ao redor do reto, que é o que drena os líquidos dos tecidos do corpo.

No estádio três o câncer cresceu além das paredes do reto e já atingiu o sistema linfático e os Linfonodos.

No estádio quatro o câncer se espalhou para outras regiões do corpo.

Como reduzir o risco de câncer do reto

Sabemos que a prevenção é o melhor caminho, por isso separamos algumas dicas.

A alimentação precisa ser prioritária de alimentos que vem diretamente da natureza, particularmente frutas, vegetais, fibras e menos gordura animal e gordura do leite.

Além disso, cinco porções de frutas e vegetais por dia, grãos, pão integral, cereais e sementes. Devemos evitar os carboidratos como as massas.

Pacientes em uso de aspirina podem reduzir o risco de pólipos e câncer no reto.  Para quem já teve câncer de reto de estádio inicial ou já removeu pólipo, porém diante dos efeitos colaterais da aspirina o seu uso só deve ser feito com acompanhamento médico.

A terapia de reposição hormonal, com o estrogênio na menopausa, pode reduzir o risco de câncer colo retal. Porém, só pode ser feita com acompanhamento médico devido ao risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde. cancer-colo-reto

Referências  Memorian sloan kettering câncer center

Oncoguia

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Mega Imagem em 11/08/2022