Câncer de Estômago: entenda mais sobre a doença - Mega Imagem

Câncer de Estômago: entenda mais sobre a doença

Blog › Câncer de Estômago: entenda mais sobre a doença


O câncer de estômago vem reduzindo seu índice de mortalidade ao longo dos anos no países desenvolvidos, o que não acontece no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de estômago é o terceiro mais frequente em homens e o quinto em mulheres. Além disso, costuma atingir em sua maioria homens entre 60 e 70 anos. Hoje entenderemos como se da o câncer de estômago e quais são os fatores de risco.

Fatores de risco do Câncer de Estômago

Entre os cânceres mais comuns, temos em 95% dos casos o adenocarcinoma. Além disso, linfomas e sarcomas também podem ser encontrados. Separamos alguns fatores de risco que colaboram para o surgimento do câncer de estômago.

Obesidade 

Existem alguns fatores de risco para que o câncer se desenvolva, entre eles temos o excesso de peso e obesidade, que contribuem para o aparecimento de outras doenças como colesterol e diabetes. Além disso, o consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados no sal também trazem riscos à saúde estomacal.

Doenças pré-existentes

Doenças pré-existentes, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal) e infecções pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) também aumentam o risco de desenvolvimento da doença. A H. pylori acomete grande parte da população, é uma bactéria que atinge o estômago, causando inflamação nas mucosas. Ela pode ser  encontrada em alimentos mal higienizados ou ser transmitida através do contato com a saliva de pessoas contaminadas. Entre seus principais sintomas nós temos:
  • Dor ou sensação de queimação no estômago;
  • Falta de apetite;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Fezes com sangue e anemia.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito através do exame de endoscopia com biópsia. No tratamento são utilizados remédios protetores da mucosa, além de antibióticos para combate e eliminação da bactéria.

cancer-de-estomago

Tabagismo e álcool

A combinação de tabagismo com bebidas alcoólicas ou com cirurgia anterior do estômago, pode facilitar o desenvolvimento da doença. O fumo contribui para o surgimento da gastrite, já que as paredes estomacais ficam irritadas com a quantidade de toxinas que o cigarro libera.

Exposição à compostos químicos

Muitos compostos químicos podem facilitar o surgimento da doença. Entre eles está a exposição ocupacional à radiação ionizante, como raios X e gama, em indústrias ou em instituições médicas. Além disso, a exposição de trabalhadores rurais a uma série de compostos químicos, em especial agrotóxicos também se tornam fator de risco. A exposição ocupacional, na produção da borracha, a vários compostos químicos, muitos classificados como reconhecidamente cancerígenos, como benzeno, óleos minerais, produtos de alcatrão de hulha, compostos de zinco e uma série de pigmentos também atuam fortemente contribuindo para o desenvolvimento do câncer de estômago.

Fator genético e hereditário

Ter parentes de primeiro grau com câncer de estômago ou familiares próximos também pode ser considerado um fator de risco, o mais indicado é  a realização periódica de exames para avaliação da saúde estomacal.

Diagnóstico para o câncer de estômago

O diagnóstico geralmente é feito através dos exames de endoscopia com biópsia. Através desse exame é possível que o médico procure no estômago áreas que estejam anormais. A partir desses achados, podem ser retirados partes do tecido para realização da biópsia. Além disso, é possível também realizar os exames de  tomografia computadorizada do abdômen, tórax e pélve para identificar a presença de algum indício. Em casos onde necessário um estudo maior, o médico também pode solicitar a realização da Ressonância Magnética.

Tratamentos

Os tratamentos para o Câncer de Estômago irão variar de caso para caso, já que é existem alguns estágios para a doença. O câncer de estômago é um dos cânceres mais difíceis de diagnosticar de maneira precoce, já que os sintomas são muito comuns e parecidos com os sintomas da gastrite por exemplo. Portanto, é importante ressaltar a necessidade dos exames periódicos para acompanhamento da saúde como um todo.

Como se prevenir do câncer de estômago?

Quando falamos em prevenção a qualquer tipo de câncer, dois fatores primordiais sempre serão citados: uma boa alimentação e a prática regular de atividade física. Além disso, é necessário seguir as orientações do médico e realizar o tratamento completo para H. Pylori, quando descoberto. Isso ajuda a reduzir o risco do desenvolvimento do câncer. Evitar o consumo de Tabaco e álcool, também é importante para a saúde e para evitar o desenvolvimento dessas e de outras doenças.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 23/06/2022