Câncer de Bexiga: causas, sintomas e diagnóstico - Mega Imagem

Câncer de Bexiga: causas, sintomas e diagnóstico

Blog › Câncer de Bexiga: causas, sintomas e diagnóstico


O Câncer de Bexiga acontece quando as células da bexiga começam a crescer sem controle e acabam formando um tumor.

A bexiga é um órgão oco localizado na pelve e possui paredes flexíveis que consegue esticar ou comprimir a urina. Sua principal função é armazenar a urina que é expelida pelos rins após filtragem.

Quando urinamos o músculo da bexiga contrai, jogando o líquido para fora através da uretra.

Vamos entender quais são os fatores de risco, tratamentos e formas de prevenção.

Quais são os fatores de risco do Câncer de Bexiga?

Quando falamos em qualquer tipo de câncer, existem os fatores de risco que não podemos alterar e os que conseguimos influenciar.

Entre os que não podemos alterar, está o fator genético. Um paciente pode ser extremamente saudável e testar positivo para o câncer de bexiga.

Como um paciente pode apresentar um ou mais fatores de risco e não apresentar a doença.

Entretanto, existem alguns fatores de risco que podemos modificar.

Fatores de Risco que podemos modificar

1. Tabagismo

O tabagismo é considerado a causa de metade dos casos de câncer de bexiga. É considerado um dos fatores de risco mais importantes.

Ele aumenta no mínimo de 3 a 27 vezes a chance de causar o câncer de bexiga, em relação  a quem não fuma.

2. Exposição no ambiente de trabalho

A exposição no ambiente de trabalho também pode ser considerado um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Geralmente os trabalhadores de indústrias quando possuem algum contato com certos produtos químicos, e  orgânicos, como borracha, couro, têxteis e tintas, indústrias de impressão, costumam desenvolver o câncer.

Quando há a associação do tabagismo e a exposição a produtos químicos, o risco se torna alto.

3. Suplementos

Algumas medicações que são a base de ervas podem contribuir para o surgimento da doença. As altas doses de de PioglitaZone para diabetes ou medicações que contém um ácido ácido aristolochic

4. Ingestão de arsênico na água

Em algumas partes do mundo, a água possui arsênico, o que não é uma realidade comum na América.

5. Não beber água o suficiente

A ingestão abundante de água reduz o risco de câncer de bexiga, provavelmente pelo esvaziamento vesical mais frequente e a limpeza dos químicos cancerígenos da urina.

cancer-bexiga-urina

Fatores de Risco que não podemos modificar

Vamos entender quais são os fatores de risco para o câncer de bexiga que são independentes do nosso comportamento.

A raça branca tem duas vezes mais chances de câncer de bexiga que os hispânicos e os negros. Além disso, a idade é um fator de risco que aumenta o câncer, 90% deles ocorrem com idade igual ou superior a 55 anos.

A maioria dos portadores são do sexo masculino, sendo muito mais frequente do que no sexo feminino. Além, do histórico familiar também ser importante.

As infecções crônicas ou fatores irritativos crônicos como cálculos, cateter urinários de longa duração, são fatores de irritação crônica da bexiga e estão associados ao câncer de bexiga.

Os defeitos congênitos da bexiga, como a persistência do uraco e da extrafia vesical também auxiliam no desenvolvimento.

Aqueles pacientes que fazem quimioterapia prolongada, por ciclofosfamida e radioterapia da pelve, precisam estar atentos para identificar se há o aparecimento dos sinais da doença.

Sintomas do Câncer de Bexiga

Na maioria dos casos, o sangue na urina ainda é considerado um dos principais sinais para o diagnóstico da doença. Chamado também de Hematúria, o sangue presente na urina pode alterar a cor da urina para rosada, avermelhada e em alguns casos vermelho mais escuro.

Entretanto, precisamos entender que nem sempre o sangue pode indicar o câncer. Nesses casos, é preciso que o médico avalie para entender se não está sendo causado por outras doenças como as pedras nos rins, infecções e até mesmo tumores benignos.

As vezes, a bexiga apresenta alguns sinais de irritação e junto alguns sintomas:
  • Urinar com mais frequência do que o habitual;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Sensação de que precisa ir imediatamente, mesmo quando sua bexiga não está cheia;
  • Problemas para urinar ou ter um fluxo de urina fraco;
  • Levantar para urinar muitas vezes durante a noite.

Diagnóstico para o Câncer de Bexiga

O diagnóstico da doença pode ser feito através do exame clínico e de demais exames laboratoriais e de imagem.

Entre os exames laboratoriais, temos o exame de urina e o exame de sangue. Através destes exames conseguimos avaliar se há alguma infecção ou anormalidade.

Já os exames de imagem, eles também podem nos auxiliar no diagnóstico do CA de Bexiga.

Ultrassom

O ultrassom usa ondas sonoras para criar imagens de órgãos internos. Pode ser útil para determinar o tamanho de um câncer de bexiga e se ele se espalhou além da bexiga para órgãos ou tecidos próximos. Também pode ser usado para examinar os rins. Este é geralmente um teste fácil de fazer e não usa radiação.

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada pode fornecer informações detalhadas sobre o tamanho, forma e posição de qualquer tumor no trato urinário, incluindo a bexiga. Também pode ajudar a mostrar linfonodos aumentados que podem conter câncer, bem como outros órgãos no abdômen (barriga) e pelve. tomografia-computadorizada-cancer-de-bexiga

Biópsia por agulha guiada por TC

A TC também pode ser usada para guiar uma agulha de biópsia em um tumor suspeito. Isso não é feito para biópsia de tumores na bexiga, mas pode ser usado para coletar amostras de áreas onde o câncer pode ter se espalhado. Para fazer isso, você se deita na mesa de tomografia computadorizada enquanto o médico avança uma agulha de biópsia através da pele e no tumor.

Exame de Ressonância Magnética (RM)

Assim como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética mostra imagens detalhadas dos tecidos moles do corpo. Mas os exames de ressonância magnética usam ondas de rádio e ímãs fortes em vez de raios-x.

As imagens de ressonância magnética são muito úteis para mostrar o câncer que se espalhou para fora da bexiga em tecidos próximos ou linfonodos. Uma ressonância magnética especial dos rins, ureteres e bexiga, conhecida como urografia por ressonância magnética, pode ser usada  para observar a parte superior do sistema urinário. ressonancia-magnetica-cancer-de-bexiga

Considerações finais

Portanto, é preciso estar atento aos sinais e procurar por ajuda médica. Além de sempre visitar o médico e realizar exames regularmente.

A detecção precoce de qualquer tipo de câncer, auxilia no tratamento e no resultado final. Quando descoberto precocemente, o tratamento é iniciado de maneira rápida e as chances de cura são grandes.

Além disso, manter uma rotina de exercícios físicos e bons hábitos alimentares também é uma excelente opção para prevenir doenças crônicas e também os cânceres.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 09/11/2022