Ela geralmente é causada por vírus. Entre os vários tipos de vírus que podem provocar essa doença, o mais comum é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a maioria das crianças será infectada com o VSR até os dois anos de idade.
Outros vírus que podem causar bronquiolite incluem o adenovírus, influenza e parainfluenza. Esses vírus são facilmente disseminados e a bronquiolite é mais comum durante o inverno e no início da primavera.
Em alguns casos, o médico pode solicitar um teste de cotonete nasal para identificar o vírus causador. Exames de sangue ou radiografias de tórax raramente são necessários, mas podem ser feitos se a criança estiver muito doente ou se houver alguma dúvida sobre o diagnóstico.
Tratamento O tratamento da bronquiolite depende da gravidade dos sintomas. Na maioria dos casos, a doença pode ser tratada em casa, mas em alguns casos, a hospitalização pode ser necessária.
Garanta que a criança tenha bastante líquido, isso pode evitar a desidratação, se a criança não está se alimentando bem, tente dar pequenas quantidades de líquido com frequência.
O descanso pode ajudar o corpo da criança a combater a infecção. Além disso, aliviar a congestão nasal pode aliviar o incômodo. Isso pode ser feito com a ajuda de gotas de soro fisiológico e uma bomba de sucção nasal.
Em casos graves, a doença pode impedir que suficiente oxigênio atinja os pulmões, o que pode levar a danos em outros órgãos. Em casos raros, ela pode causar uma falha nos pulmões, tornando a respiração quase impossível sem assistência.
Com a detecção e o tratamento precoce, a maioria das crianças se recupera da bronquiolite sem complicações a longo prazo.
Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!
Agende seus exames on-line, clique aqui!
Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.
Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: Facebook, Youtube Instagram, Linkedin.