Bronquiolite em bebês - Mega Imagem

Bronquiolite em bebês

Blog › Bronquiolite em bebês


A bronquiolite, uma infecção respiratória que predominantemente afeta os bebês e crianças pequenas, é um problema de saúde infantil significativo. Este artigo busca fornecer um entendimento abrangente dos sintomas, tratamentos e potenciais complicações da bronquiolite, inclusive a sua relação com outros problemas respiratórios como a asma.

O que é Bronquiolite?

A Bronquiolite é uma infecção que ocorre quando um vírus se instala e prolifera nos pequenos tubos de ar nos pulmões, conhecidos como brônquios. A infecção provoca uma inflamação e um acúmulo de muco, que pode dificultar a respiração.

Ela geralmente é causada por vírus. Entre os vários tipos de vírus que podem provocar essa doença, o mais comum é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a maioria das crianças será infectada com o VSR até os dois anos de idade.

Outros vírus que podem causar bronquiolite incluem o adenovírus, influenza e parainfluenza. Esses vírus são facilmente disseminados e a bronquiolite é mais comum durante o inverno e no início da primavera.

Sintomas da Bronquiolite

Os sintomas da bronquiolite tendem a se desenvolver cerca de dois a três dias após a exposição ao vírus. Inicialmente, os sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum, incluindo coriza, tosse leve e febre baixa. Conforme a doença progride, os sintomas podem se tornar mais graves. Isso pode incluir:
  • Chiado no peito: Semelhante ao som produzido quando você solta o ar de um balão lentamente;

  • Dificuldade para respirar: Você pode notar que a barriga da criança está movendo-se para dentro e para fora mais do que o normal, ou que a área abaixo das costelas está se contraindo a cada respiração;

  • Pele azulada: Isso pode ocorrer se a criança não estiver recebendo oxigênio suficiente. Pode ser mais notável nos lábios e unhas;

  • Alimentação ruim: A criança pode não ter apetite, o que pode levar à desidratação. Se a criança tiver algum desses sintomas graves, você deve procurar atendimento médico imediatamente.

Diagnóstico da Bronquiolite

O diagnóstico de bronquiolite é geralmente feito com base nos sintomas e no exame físico. O médico pode ouvir o peito da criança com um estetoscópio para verificar o chiado e outros sons que são característicos da bronquiolite.

Em alguns casos, o médico pode solicitar um teste de cotonete nasal para identificar o vírus causador. Exames de sangue ou radiografias de tórax raramente são necessários, mas podem ser feitos se a criança estiver muito doente ou se houver alguma dúvida sobre o diagnóstico.

Tratamento O tratamento da bronquiolite depende da gravidade dos sintomas. Na maioria dos casos, a doença pode ser tratada em casa, mas em alguns casos, a hospitalização pode ser necessária.

Em Casa

A bronquiolite é uma doença viral, portanto, antibióticos, que são projetados para tratar infecções bacterianas, não são eficazes. O tratamento em casa geralmente envolve medidas para aliviar os sintomas.

Garanta que a criança tenha bastante líquido, isso pode evitar a desidratação, se a criança não está se alimentando bem, tente dar pequenas quantidades de líquido com frequência.

O descanso pode ajudar o corpo da criança a combater a infecção. Além disso, aliviar a congestão nasal pode aliviar o incômodo. Isso pode ser feito com a ajuda de gotas de soro fisiológico e uma bomba de sucção nasal.

No Hospital

A hospitalização pode ser necessária se a criança estiver tendo dificuldade para respirar, se estiver desidratada ou se não estiver se alimentando bem. No hospital, o tratamento pode incluir:
  • Oxigênio: Isso pode ser administrado através de pequenos tubos que se encaixam nas narinas da criança ou através de uma máscara;

  • Fluidos intravenosos (IV): Isso pode ser necessário se a criança estiver desidratada;

  • Fisioterapia respiratória: Isso envolve técnicas específicas de tapotagem no tórax e nas costas para ajudar a desalojar o muco dos pulmões.

Complicações da Bronquiolite

Embora a maioria das crianças se recupere em uma a duas semanas, algumas podem ter complicações.

Em casos graves, a doença pode impedir que suficiente oxigênio atinja os pulmões, o que pode levar a danos em outros órgãos. Em casos raros, ela pode causar uma falha nos pulmões, tornando a respiração quase impossível sem assistência.

Relação entre Bronquiolite e Asma

A bronquiolite e a asma têm sintomas semelhantes, como chiado e dificuldade para respirar. No entanto, são condições diferentes. A bronquiolite é uma infecção aguda, enquanto a asma é uma doença crônica que envolve a inflamação dos brônquios. Ainda assim, existe uma relação entre bronquiolite e asma. Pesquisas recentes da European Respiratory Society mostraram que crianças que tiveram bronquiolite grave são mais propensas a desenvolver asma mais tarde na vida <3>. Isso pode ocorrer porque os vírus que causam bronquiolite podem causar danos a longo prazo aos pulmões, tornando-os mais suscetíveis à asma.

Prevenção

A prevenção da bronquiolite se baseia em práticas de higiene para evitar a propagação do vírus. Isso pode incluir:
  1. Lavar as mãos regularmente e ensinar às crianças a fazer o mesmo;
  2. Evitar o contato com pessoas doentes;
  3. Manter as crianças longe do fumo passivo, o que pode aumentar o risco de bronquiolite;
  4. Limpar e desinfetar regularmente os objetos que a criança pode colocar na boca;
  5. Para algumas crianças em alto risco de bronquiolite grave, um medicamento chamado palivizumabe pode ser usado para prevenir o VSR.
A bronquiolite é uma doença comum, porém potencialmente séria, em bebês e crianças pequenas. A compreensão dos sintomas e do tratamento da bronquiolite pode ajudar a garantir que a criança receba o cuidado necessário o mais rápido possível.

Com a detecção e o tratamento precoce, a maioria das crianças se recupera da bronquiolite sem complicações a longo prazo.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames on-line, clique aqui!

Baixe o MEGAPP!
Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”.

Já segue a Mega nas Redes Sociais?
Acesse nossos canais: FacebookYoutube Instagram, Linkedin.




Por Rafaélla Mantovani em 09/06/2023