Neste momento, o mundo está experimentando uma epidemia que está projetada para ficar muito, muito pior. É uma epidemia de demência que afeta 50 milhões de pessoas e milhões de seus cuidadores. Esses números surpreendentes devem triplicar até 2050.

A crise da demência é um problema mundial tão grande que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou um plano de ação estratégico de saúde pública, incluindo a compilação de um banco de dados organizado de pesquisa demencial de qualidade e a criação de diretrizes para a prevenção da demência. Nós trataremos aqui um resumo das diretrizes que acabaram de ser publicadas em um documento de 96 páginas.

A demência é uma deterioração progressiva e dolorosa do funcionamento cerebral associada ao envelhecimento. Embora existam causas diferentes, acredita-se que as mais comuns – as demências vasculares e de Alzheimer – estejam intimamente relacionadas e sejam muito afetadas pelos fatores da dieta e estilo de vida.

 Sua dieta e estilo de vida podem reduzir o risco de demência

Diversos hábitos protetores de saúde são altamente recomendados:

Atividade física regular – qualquer atividade, por pelo menos 150 minutos por semana, é a número um na lista de ações baseadas em evidências que você pode realizar. O exercício reduz claramente o risco de demência, até mesmo o mal de Alzheimer. Estudos mostram que pessoas que se exercitam mais são menos propensas a desenvolver demência de qualquer tipo, e isso vale mesmo para adultos com comprometimento cognitivo leve.

Manter uma dieta baseada em vegetais é crucial. Há evidências substanciais de pesquisas mostrando que o consumo de uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, gorduras saudáveis ​​e frutos do mar está associado a um risco significativamente menor de declínio cognitivo e demência. Esta abordagem para comer é muitas vezes referida como a dieta de estilo mediterrânico, mas pode ser adaptada a qualquer cultura ou culinária.

A OMS também recomenda evitar alimentos tóxicos e inflamatórios como grãos processados ​​(farinha branca, arroz branco), açúcar adicionado, sódio e gorduras saturadas como manteiga e carne gordurosa. É importante notar que a OMS não recomenda a ingestão de vitaminas ou suplementos para a saúde do cérebro, porque não há evidências sólidas que mostrem que elas tenham algum efeito. Basta uma dieta saudável baseada em vegetais e evitar alimentos pouco saudáveis, tanto quanto possível.

A OMS também emite fortes recomendações para evitar ou parar de fumar e minimizar o uso de álcool, especialmente aqueles que já têm preocupações cognitivas.

Eles mencionam fatores adicionais de estilo de vida que têm menos evidências, mas também podem ajudar: dormir bem o suficiente, relacionamentos positivos e engajamento social demonstraram proteger a cognição.

O que é fascinante sobre essas diretrizes de prevenção de demência é como elas são parecidas com as da prevenção de doenças cardíacas.

Como a saúde do coração está relacionada à saúde cognitiva?

Nós sabemos há muito tempo que as doenças e condições que entopem as artérias do coração também entopem as artérias do resto do corpo, incluindo o cérebro. Tudo se resume a danos das artérias, os vasos sanguíneos que são críticos para o fluxo sanguíneo e fornecimento de oxigênio para os órgãos. O dano arterial leva a bloqueios arteriais, que levam a doenças cardíacas e ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, doença vascular periférica e demência vascular.

Enquanto isso, a doença de Alzheimer costumava ser considerada um processo diferente, porque o cérebro das pessoas com Alzheimer parecia estar cheio de proteínas emaranhadas em forma de tubo (emaranhados neurofibrilares). No entanto, mais e mais pesquisas estão vinculando a demência de Alzheimer aos mesmos fatores de risco que causam doenças cardíacas, derrames, doença vascular periférica e demências vasculares: obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes.

As evidências são substanciais: estudos mostram que pessoas com esses fatores de risco têm probabilidade significativamente maior de desenvolver a doença de Alzheimer. Enquanto isso, estudos também mostram que pessoas com doença de Alzheimer reduziram significativamente o fluxo sanguíneo cerebral, e estudos de autópsia mostram que cérebros afetados por Alzheimer também podem ter danos vasculares significativos.

Os pesquisadores agora estão se concentrando no porquê disso – qual é a conexão? Parece que o bom fluxo sanguíneo cerebral é essencial para limpar as proteínas tubulares que podem se acumular e se emaranhar no cérebro de pacientes com Alzheimer, e uma hipótese sólida é que qualquer coisa que reduza o fluxo sanguíneo cerebral pode aumentar o risco de Alzheimer e, inversamente, qualquer coisa que aumente o fluxo sanguíneo pode reduzir o risco de Alzheimer.

O que devemos guardar disso tudo?

Mesmo que alguém tenha um histórico familiar de demência, particularmente a demência de Alzheimer, e mesmo que já tenham comprometimento cognitivo leve (esquecimento, confusão), eles ainda podem reduzir o risco de desenvolver demência simplesmente vivendo um estilo de vida saudável para o coração. Isso significa um mínimo de 150 minutos por semana de atividade, uma dieta baseada em vegetais visando pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente, evitando alimentos tóxicos como grãos processados, açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas, evitando ou parando de fumar, e reduzir o uso de álcool, tanto quanto possível.

Fonte: Harvard Health

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