RESSONÂNCIA MAGNÉTICA MULTIPARAMÉTRICA

PERFUSÃO

A ressonância magnética multiparamétrica  da próstata  é um exame solicitado para detectar lesões suspeitas da próstata e é considerado o melhor exame de imagem e pode auxiliar o médico a encontrar um tumor de pequenas dimensões de difícil localização, principalmente, em casos de biópsias negativas e Psa persistentemente alterado, ou mesmo para localizar uma lesão suspeita antes de fazer a biopsia: quem vai permitir essa detecção é a combinação de:

  • avaliação da diminuição de brilho em avaliação T2 no exame de ressonância magnética da pelve masculina 3 tesla mais dois outros  recursos tecnológicos
  • a  PERFUSÃO pois ela é que vai demonstrar o aumento da vascularização nas lesões suspeitas,
  • DIFUSÃO – ajuda detectar alta celularidade (que é característica de tumores mais agressivos).

O EXAME demora entre 20 a 30 minutos e, com a ressonância 3 tesla pode ser realizado pelo abdômen SEM necessidade de colocar aparelho no reto.

OPCIONAL

A ESPECTROSCOPIA da próstata é um recurso que também poderia ser usado nessa detecção porém, é um recurso  que esta sujeito a erros por artefatos, é extremamente demorado (dobra o tempo do exame), não substitui a sensibilidade e nem acrescenta mais informações que a PERFUSÃO. Portanto, para o beneficio e conforto do paciente a ESPECTROSCOPIA deve ser substituída pela PERFUSÃO.
Por estes motivos, tanto na Mega Imagem como nos principais centros da Europa e EUA  não se realiza mais Espectroscopia da próstata.

Sendo assim, pedimos que o paciente e o médico solicitante que deseja realizar um exame de ressonância de próstata, requisite.