Como levar uma vida saudável

como levar uma vida saudável

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Como levar uma vida saudável? Sobretudo nos dias atuais.  Você já se questionou?

Na maioria das vezes não percebemos o tempo passar e diante do trabalho e atividades do dia a dia, não pensamos em como está a nossa saúde e bem-estar.

Por esse motivo, hoje iremos refletir um pouco, refletir em como podemos ter uma vida saudável.

Ou seja, pensar na saúde do corpo e da mente é a chave para uma terceira idade cheia de vitalidade. Por isso, devemos pensar no nosso “eu” do futuro.

Neste sentido, alguma vez já se perguntou, o que permite que algumas pessoas vivam até os 100 anos ou mais? Um novo estudo do New England Centenarian Study, em andamento, sugere que os genes protetores podem dar uma grande contribuição.

Vida Saudável – Estudo

Neste estudo (que os pesquisadores descrevem como sendo o primeiro estudo desse tipo), eles analisaram e decifraram todos os códigos genéticos de um homem e uma mulher que viveram além dos 114 anos. Os dois chamados supercentenários tiveram:

  • DNA que parecia ser muito semelhante a pessoas que não tiveram uma vida longa;
  • aproximadamente o mesmo número de variantes genéticas ligadas ao aumento do risco de doenças, visto em pessoas da população em geral cujos genomas foram sequenciados;
  • mais de 50 variantes possíveis associadas à longevidade em genes, algumas das quais eram inesperadas e não tinham sido vistas antes.

Os pesquisadores levantam a hipótese de que os genes ligados à vida longa podem de alguma forma compensar os genes ligados a doenças. Neste sentido, isso pode permitir uma vida saudável e prolongada.

Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Genetics .

Expectativa de vida X Vida Saudável

No início do século XX, a esperança média de vida à nascença nos Estados Unidos foi ligeiramente inferior a 50 anos.

No entanto, hoje, o recém-nascido médio pode esperar chegar aos 80 anos. Esse grande salto tem pouco ou nada a ver com genes e tudo a ver com avanços na saúde pública e estilos de vida saudável.

Durante os primeiros 75 anos de vida, os genes têm uma influência relativamente pequena na longevidade, respondendo por apenas 20% a 25% dos motivos pelos quais você chega a essa idade.

Neste sentido, não fumar, comer de forma saudável, fazer bastante exercício e limitar o consumo de álcool são os mais importantes.

Quando você atinge os 80 anos, os genes são cada vez mais importantes. E quando se chega aos 90, quanto tempo mais você provavelmente viverá foi em grande parte determinado no dia em que o esperma de seu pai fertilizou o óvulo de sua mãe.

Não há necessidade de sequenciar o seu DNA ainda para determinar quais genes você carrega. I

Ou sejam, isso não mudará o que você precisa fazer agora. Você tem o poder de mudar muitas coisas que influenciam para que você tenha uma vida saudável.

Separamos algumas dicas para que você possa refletir e talvez mudar seus hábitos para ter uma vida saudável e cheia de disposição. Vamos lá?

Beba água

A ingestão de água é muito importante para o funcionamento do organismo. A água age absorvendo e transportando nutrientes pelo corpo, isso garante o bom funcionamento dos órgãos. Além disso, a água é importante para hidratar sua pele e mucosas.

O indicado é ingerir 2 litros de água por dia.

Sono regulado

Inegavelmente que boas noites de sono podem melhorar a sua rotina. O ideal são de 6 a 8 horas de sono, para o corpo descansar.

Ou seja, as noites mal dormidas podem trazer os sinais de cansaço, irritabilidade e ansiedade. Isso ocorre porque os hormônios sofrem alterações.

Preste atenção no seu sono.

Exercícios

Você certamente já ouviu aquele bordão “Mente sã, corpo são” e está correto. Quando exercitamos o nosso corpo e nossa mente, temos essa troca entre eles e nos encontramos em equilíbrio.

Você já se sentiu extremamente cansado psicologicamente, mas seu corpo está ainda cheio de energia e você não consegue dormir, por exemplo. Essa é uma das provas de que corpo e mente estão ligados.

Por isso, procure exercitar seu corpo ao menos 30 minutos por dia. Isso te ajudará a equilibrar mente e corpo. Encontre o exercício que você se sinta confortável e adapte as suas limitações.

Alimentação

Não podemos esquecer de um dos tópicos mais importantes. A alimentação é essencial para que tenhamos uma vida saudável.

Ou seja, se você não cuida da sua alimentação, está na hora de começar a cuidar. Para isso faça uma reeducação alimentar e visite uma nutricionista para alterar seu cardápio, por exemplo.

Isso porque, a alimentação tem ligação direta com doenças como hipertensão e diabetes, que são as doenças que mais acometem a população.

Sendo assim, evitar comer gorduras e saber a dosagem correta do sal podem evitar a hipertensão. E para a diabetes, deve-se controlar a ingestão de açúcar.

Além disso, evitar o consumo de gordura trans e alimentos industrializados trará mais saúde e disposição para a sua vida.

Contudo, sabemos não haver uma fórmula, mas aplicando essas dicas em seu dia a dia e prestando mais atenção nas respostas de seu corpo, com certeza sua qualidade de vida irá melhorar.

Assim, juntado esses tópicos, vemos que a qualidade de vida depende somente de nós e de nossa disciplina. Neste sentido, é necessário criar mais hábitos saudáveis.

Uma vida saudável inclui um emocional protegido

Você pode começar a se tornar o que permitir em sua vida. Mantenha-se positivo e otimista (mesmo quando for mais difícil) e você verá que as coisas mudarão para melhor.

Isso não quer dizer que você deva simplesmente cortar as pessoas por capricho, mas se você tem uma pessoa importante ou amigo que é tóxico para você ou lhe causou dor e você não consegue resolver a situação, pode ser hora de pensar em ir embora.

Ou seja, ser aberto e honesto com eles, ou mesmo alguma forma de terapia, pode ser um bom primeiro passo antes de tomar medidas mais drásticas.

Faça uma pausa na tecnologia

Fazemos quase tudo em nossos telefones, computadores, TVs e tablets, então uma pausa digital pode parecer impossível, mas tirar um tempo longe disso todos os dias é uma coisa boa.

  1. Pode melhorar o sono;
  2. Aumentar a produtividade e aprofundar sua conexão pessoal com as pessoas ao seu redor.
  3. Também não precisa ser uma longa pausa – considere tentar desintoxicar a mídia por 30 minutos todos os dias.

Como: Você pode encorajar isso mantendo o telefone fora do quarto à noite, fazendo longas caminhadas sem telefone, tomando banho ou criando o hábito de manter o celular longe da mesa de jantar.

Considerações finais para manter um vida saudável

  1. Não fume;
  2. Seja fisicamente ativo todos os dias;
  3. Faça uma dieta saudável, rica em grãos inteiros, proteínas magras, vegetais e frutas. Reduza ou evite gorduras saturadas e gorduras trans, prejudiciais à saúde. Em vez disso, use gorduras mono e polinsaturadas mais saudáveis;
  4. Certifique-se de obter vitamina D e cálcio suficientes;
  5. Mantenha um peso e uma forma corporal saudável;
  6. Desafie sua mente;
  7. Construa uma rede social forte;
  8. Proteja sua visão, audição e saúde geral, seguindo as diretrizes de cuidados preventivos;
  9. Use fio dental, escove e consulte um dentista regularmente. A má saúde bucal pode ter muitos efeitos. Pode causar má nutrição, dor e possivelmente até um risco maior de doenças cardíacas e derrames;
  10. Converse com seu médico se você precisa de algum medicamento para ajudá-lo a se manter saudável. Estes podem incluir medicamentos para controlar a hipertensão, tratar a osteoporose ou baixar o colesterol, por exemplo.
  11. Sabe aqueles dias de férias que se acumulam no trabalho? Use-os! Ou, pelo menos, tire um dia de folga. Tirar um tempo do trabalho pode ter benefícios físicos e psicológicos para a saúde, incluindo a redução do risco de ataques cardíacos, depressão e estresse.

Conhece o Programa Mega Social

Primeiramente, é importante lembrar que nós da Mega Imagem nos importamos muito com a saúde e bem-estar de nossos pacientes. É por isso que promovemos sempre  ações em diversos pontos da cidade (Santos e também no Guarujá) no intuito de levar mais informação para a população.

Neste sentido, levamos profissionais capacitados para aferir a pressão e fazer o teste de glicemia.

Na maioria das vezes, as pessoas ao participarem dessas ações acabam descobrindo alterações em sua pressão arterial e glicemia e passam a ter consciência da importância de se ter uma vida saudável.

Por esse motivo, é extremamente importante procurar um médico e realizar os acompanhamentos necessários quando situações como essas acontecerem e, além disso, manter uma rotina constante de exames periódicos.

Lembre-se, a saúde está em primeiro lugar sempre.

 

Por fim, caso você queira se exercitar em casa, separamos este vídeo da nossa fisioterapeuta Vanessa Sene.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo. Caso permaneça alguma dúvida, entre em contato conosco.

Até breve.

Por Kelma Yaly

Consultora de Marketing de Conteúdo e Performance para Mega Imagem.