Verão: cuidados com a pele e alimentação

verao

O verão já começou e com ele temos o aumento das temperaturas. E você sabe a importância do uso do protetor solar, uma boa alimentação e hidratação. Hoje entenderemos a importância dos cuidados nessa época do ano.

A previsão para este ano é de fortes temperaturas e também repleto de chuvas, como de costume. Entretanto, manter os cuidados com a saúde é de extrema importância nessa época do ano.

Cuidados com a pele no verão

Muito sol, calor e praia e quem não gosta de tomar sol para ficar com a tão sonhada marquinha? Contudo, é preciso ter cautela quanto aos excessos. O câncer de pele está entre os mais recorrentes no Brasil, correspondendo cerca de 30% dos casos de câncer segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para o câncer de pele, existem duas possibilidades o câncer de pele melanoma e não melanoma.

Câncer de pele melanoma e não melanoma

O câncer de pele melanoma tem origem dos melanócitos, que são as células que produzem a melanina presente em nosso corpo, e é frequente em adultos brancos.

Este é considerado um dos cânceres mais severos, pois a chance de metástase (acometimento de outros órgãos) é grande.

Já o não melanoma surge nas células basais ou nas escamosas. Este é considerado o de maior incidência entre a população.

O que aumenta o risco de desenvolvimento?

  • Permanecer exposto ao sol sem proteção para raios UV;
  • Exposição à câmaras de bronzeamento artificial;
  • Ter pele muito clara;
  • Possuir histórico de câncer de pele na família.

Sintomas e diagnóstico

O sintoma mais comum é a manifestação da doença na pele normal com aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. Além disso, feridas que não cicatrizam em até quatro semanas podem ser um indicativo de um câncer de pele e neste momento o mais indicado é procurar por ajuda médica.

Portanto, é muito importante estar atento a regra adotada internacionalmente e conhecida como “ABCDE”, ela apontas os sinais sugestivos de tumor. Veja:

  • Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra;
  • Bordas irregulares: contorno mal definido;
  • Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);
  • Diâmetro: maior que 6 milímetros;
  • Evolução: mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).

O diagnóstico pode ser feito através de consulta com um dermatologista, exames clínicos e exames laboratoriais. O exame de  dermatoscopia é o mais utilizado por dermatologistas, através de um aparelho o médico consegue examinar as camadas da pele. Além disso, a biópsia também pode ser solicitada para avaliar o local que apresenta alguns dos sinais citados acima.

Prevenção e cuidados no verão

Os cuidados com a pele devem ser tomados em todas as épocas do ano, mas principalmente no verão, já que o contato e exposição ao sol é maior.

O mais indicado é preferir por períodos antes das 10h e após as 16h, já que a incidência dos raios UV são menores. Além disso, quando expostos ao sol, deve ser utilizado o protetor solar de fator 30fps e sempre reaplicá-lo após banho de mar ou piscina.

Entretanto, muitas pessoas se enganam em não achar que os cuidados com o rosto também devem ser levados em conta. O protetor solar facial deve ser utilizado todos os dias pela manhã e se necessário reaplicá-lo mais uma vez ao dia.

Uma boa dica é procurar os locais com sombra e roupas frescas que possam cobrir a pele.

É importante manter uma rotina de exposição de ao menos 15 minutos ao sol, para aumentar os níveis de vitamina D, nos horários indicados.

Além disso, muitos estudos já apontam sobre a prática regular de exercícios físicos e o desenvolvimento e tratamento do câncer. O ideal é manter uma rotina de ao menos 30 minutos de exercícios diariamente.

Tratamentos

O tratamento será indicado de acordo com cada caso e nível da doença. A radioterapia e quimioterapia são mais indicadas após a cirurgia para retirada da parte afetada. Muitos medicamentos já foram criados para tratar a doença, aumentando a taxa de sobrevida e trazendo mais qualidade de vida para esses pacientes.

Alimentação saudável no verão

A alimentação também é um fator importante no verão. Evitar alimentos muito pesados e gordurosos auxilia também na prevenção de outras doenças como pressão alta e diabetes.

Privilegie o consumo de frutas, legumes e verduras. Os grandes aliados são os sucos naturais, água de coco e a água. É claro que o consumo de água não deve ser substituído pelo consumo de sucos. Devemos ingerir cerca de 2,5L de água diariamente, que é o essencial para manter o corpo saudável e hidratado.

A redução do consumo de sal e sódio presentes em muitos alimentos industrializados também ajuda a manter uma alimentação saudável e longe de riscos. No verão é muito comum o inchaço das pernas e pé e isso se dá pela retenção de líquidos, causada pela ingestão em excesso do sal. Se o paciente possui tendência aos inchaços, a hidratação é um ponto crucial para a prevenção.

Outro ponto importante é o armazenamento de alimentos, pois é muito comum no verão a infecção por viroses. E isso acontece pela má higienização ou mau armazenamento dos alimentos. Portanto, aqueles alimentos que estragam rapidamente devem ser mantidos sob refrigeração e devem ser consumidos rapidamente após abertos.

A água contaminada também é considerada uma grande vilã no verão. Com os altos índices de chuvas, devemos evitar o contato com enchentes. Entenda mais neste artigo.

Portanto, aqui vai uma dica : utilize o protetor solar e preze por uma alimentação saudável para aproveitar o verão. Caso apresente manchas na pele ou sofra com as viroses, procure por um médico especialista.

Além disso, se você já segue uma dieta alimentar o mais indicado é consultar seu nutricionista ou nutrólogo para verificar quais alimentos você pode consumir.

Precisando realizar seus exames e manter a saúde em dia? Conte com a Mega!

Agende seus exames aqui na MEGA. Baixe o MEGAPP! Basta acessar a Play Store ou App Store e baixar o APP que aparece como “Mega Imagem-Agendamento”. A Mega sempre pensando em você!

Já segue a Mega nas Redes Sociais? Acesse nossos canais: no FacebookYoutubeInstagramLinkedin

 

publicado
Categorizado como Artigos

Por Rafaélla Mantovani

Comunicação e Marketing Digital na Clínica Mega Imagem.