Síndrome de Fournier: o que é?

sindrome-fournier

A Síndrome de Fournier é uma doença rara também conhecida como gangrena sinérgica,  que atinge o períneo (região entre o pênis e o ânus) e o saco escrotal.

Essa doença leva o paciente ao comprometimento da região devido a uma infecção bacteriana. É preciso ter cuidado, já que pode haver trombose dos vasos locais, ocasionando em um estado de necrose do tecido.

A doença foi descoberta por Baurienne em 1764 e ganhou o nome de Síndrome de Fournier em homenagem ao médico Jean ALfred Fournier, que detalhou toda a síndrome, a estudando e realizando publicações em meados de 1863.

Por isso, hoje vamos entender melhor quais são as causas e tratamentos para a doença.

Causas da Síndrome de Fournier

Existem algumas causas que estão relacionadas com a síndrome, já que o principal fator é a infecção bacteriana na região genital masculina.

Ela pode estar associada a fatores existentes como:

  • Pacientes portadores de diabetes mellitus;
  • Traumas;
  • Pacientes imunossuprimidos;
  • Alcoolismo;
  • Infecções do trato urinário;
  • Falta de higiene íntima;
  • Suor fora do comum;
  • Trombose.

Sintomas e diagnóstico

Entre os sintomas mais comuns nós temos a dor, edema (rouxidão) na região perianal, febre, hiperemia (aumento da circulação no local) e podendo levar até ao choque.

Geralmente o diagnóstico nesses casos é clínico, dessa forma o médico precisará avaliar os sintomas e e relatos do paciente para diagnosticar a suspeita da doença.

Logo com os primeiros sintomas é necessário procurar por ajuda médica já que a doença possui uma projeção rápida e possui um alto índice de mortalidade.

Alguns exames de imagem podem ser solicitados para entender como está o estágio da doença, como a Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada.

Os dois exames buscam avaliar as imagens da região perianal e genital para entender se não há mais tecidos mortos,

Além disso, exames laboratoriais também podem ser solicitados para identificar o tipo de bactéria presente.

Síndrome de Fournier feminina é possível?

A síndrome de fournier geralmente, em sua maioria, atinge os homens. Entretanto, não podemos descartar a possibilidade do surgimento da doença nas mulheres.

É importante ressaltar que a síndrome não é contagiosa e sim infecciosa, causada por bactérias.

As causas são as mesmas que as masculinas, precisando de atenção ao primeiro sinal para que haja um bom prognóstico.

sindrome-de-fournier-mulher

Tratamentos

A doença geralmente é tratada com o uso antibióticoterapia e intervenção cirúrgica, onde é feito a remoção do tecido infeccionado ou necrosado e feito a drenagem de fluidos.

Nos casos mais graves onde o o tecido da região está comprometido, é preciso realizar a cirurgia de reconstrução íntima.

São utilizados os antibióticos como a Vancomicina, Penicilina, Clindamicina e Metronidazol.

Além da reconstrução nos casos cirúrgicos, muitas vezes é necessário a realização da colostomia a fim de evitar a contaminação da região pela excreção.

Alternativas

Uma alternativa complementar de tratamento para a doença é a oxigenoterapia hiperbárica.

Nsse tratamento o paciente é submetido a inalação de oxigênio 100% puro, com uma pressão 3 vezes maior que a pressão atmosférica.

Quando o oxigênio é inalado, ele traz efeitos terapêuticos já que através do oxigênio é possível combater infecções. O gás então, é levado até as regiões afetadas, ajudando no processo de cicatrização das feridas.

Prevenção

Sabemos que a Síndrome de Fournier não é uma doença transmissível e sim bacteriana que atinge o períneo. Dessa forma, ela pode ser prevenida através de uma boa higienização da região genital.

Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada evitando alimentos ricos em açúcar, que podem aumentar a proliferação bacteriana e trazer a tona doenças como a diabetes – que nesses casos pode piorar o quadro do paciente.

A alimentação é considerada uma forma de prevenção para diversas doenças, mas além dela é preciso evitar o consumo excessivo de álcool.  O desenvolvimento de doenças crônicas, em qualquer quadro, pode atrapalhar o prognóstico da doença.

A Mega Imagem oferece todo suporte para a realização de exames de imagem para o diagnóstico da doença, como a Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada.

Em caso de qualquer suspeita, procure por ajuda médica para avaliação e estudo do quadro.