ONA

Organização Nacional de Acreditação

ONA-LOGO-COLOR-2010-14
A Mega Imagem é certificada na qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Em Dezembro de 2014, a clínica Mega Imagem, que atua na baixada santista desde 1996, investindo em excelência do corpo clínico e de colaboradores, estrutura, equipamentos de ponta, qualidade do atendimento e segurança, conseguiu, mais uma vez, alcançar todos os requisitos para a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), agora em nível 2 ou Acreditado Pleno.

Com a Certificação ONA o paciente ganha:

  • Melhoria nos processos e serviços padronizados;
  • Contínua melhoria e modernização de estrutura física e equipamentos;
  • Aperfeiçoamento e capacitação de colaboradores;
  • Altos padrões de segurança e de qualidade no atendimento;
  • Responsabilidade e comprometimento por parte do corpo clínico e dos colaboradores;
  • Um ambiente de cooperativismo, com gestão mais organizada, integrada e engajada nas questões humanitárias da saúde.

ENTENDA A CERTIFICAÇÃO:

megaimagem_ONA

Todo o processo de avaliação para certificação é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação – ONA. Os avaliadores analisam alguns itens dentro da empresa, entre eles, a implantação de projetos de qualidade dos serviços de saúde, segurança para pacientes e profissionais e projetos de implantação de melhorias nos processos de trabalho.

Antes de receber cada um dos certificados da Organização, a empresa precisa passar por alguns passos importantes para sua implementação; como: diagnóstico interno, implantação de melhorias, avaliação do avanço, diagnóstico externo, nova implantação de melhorias e, por último, é feita a avaliação para a certificação.

Essa certificação pode ocorrer em três níveis:

NÍVEL 1: ACREDITADO
Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Certificado esse, conseguido pela clínica Mega Imagem em 2013.

NÍVEL 2: ACREDITADO PLENO
Para instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

NÍVEL 3: ACREDITADO COM EXCELÊNCIA
O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.