RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PELVE

Tem sido indicada sempre que possível com o ultrassom transvaginal, com preparo intestinal para avaliar a presença de endometriose (focos de células que descamam na menstruação que se implantam dentro da pelve). Podemos ver focos de endometriose em ovários, junto ao útero, em alças intestinais e podemos ver uma das consequências da endometriose quando ocorrem aderências entre as estruturas pélvicas, alças intestinais e ligamentos. Com frequência é utilizada para avaliar focos de difícil alcance na cirurgia para melhor planejamento como, por exemplo, no septo reto vaginal, que é uma parede que separa o reto da parede vaginal. Dependendo do acometimento das alças é necessário avaliar a retirada de segmentos de alça para melhorar o quadro clinico, que geralmente cursa com dor ou pode, eventualmente, estar relacionado à dificuldade para gravidez.

Podemos avaliar também miomas, quando a paciente precisa fazer cirurgia para retirada dos mesmos, para não atrapalhar a gravidez. E ainda podemos avaliar os ovários em lesões suspeita de tumores.

Ressonância 1,5 Tesla com Bobina de sete canais imagem pelve – útero.

pelve

Ressonância da Pelve Feminina sem contraste para Avaliação de Mal Formação Uterina

Exame não necessita contraste. Detectam as malformações uterinas (Como ultrassom 3D).

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina sem contraste.

 

 

 

ressoPelve2

Ressonância da Pelve Feminina sem contraste para Avaliação de Endometriose

Exame não necessita contraste.
Detectam as alterações fibrocicatriciais e alterações hemáticas do sinal decorrentes da endometriose em complementaçãoa ultrassonografia com Doppler colorido.

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina sem contraste.

ressoPelve3

Ressonância da Pelve com contraste e Difusão para Avaliação lesão Ovariana

Para detecção/ avaliação/ caracterização de sinais de agressividade de uma lesão tumoral pelo tipo de curva de captação de contraste e avaliar estadiamento / linfonodos (difusão)

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina  com contraste + difusão.

 

ressoPelve4

Ressonância da Pelve com contraste para Avaliar Miomas

Para detecção/ avaliação/ caracterização de miomas como opção ou complemento do ultrassom e permitindo avaliar realce com contraste

Como pedir este exame:
Ressonância da pelve feminina com contraste.